Andrew Yancy, de “Bad Monkey”, é um herói improvável.
O detetive da polícia que se tornou inspetor de alimentos gosta, na maior parte do tempo, de fazer piadas e pescar. Após perder o emprego em Miami, ele está escondido em Florida Keys, onde passa os dias na praia admirando a vida selvagem e discutindo com seu vizinho. Ele é uma espécie de encarnação moderna de Elwood P. Dowd, de “Harvey” (1950), um homem que consegue se dar bem com quase todo mundo — exceto com o sujeito que construiu uma monstruosa casa amarela a apenas vinte metros da sua. Yancy é imperturbável, quase sempre alegre, e o personagem perfeito para Vince Vaughn.
“Bad Monkey” é, sem dúvida, o melhor trabalho que Vaughn já fez, e o que mais me agradou desde o filme “Dodgeball” (2004). Ele está brilhante neste papel, com várias falas improvisadas. “Vince nunca diz a mesma coisa duas vezes, então você tem que acompanhar o ritmo dele. Ele é muito espirituoso e improvisa bastante,” disse o companheiro de elenco Zach Braff em uma entrevista.
Leia também
Talvez seja por isso que Yancy pareça ter sido escrito especialmente pensando em Vaughn. A série é baseada no romance de mesmo nome do autor Carl Hiaasen, mas Vaughn é tão perfeito no papel que me pergunto se Hiaasen o imaginava enquanto escrevia o livro.
“Bad Monkey” é uma série policial criada por Bill Lawrence, o mesmo de “Scrubs” e “Falando a Real”, para a Apple TV. A produção nunca se leva muito a sério, mas também não é exatamente uma comédia boba. Não se trata de um mistério – os espectadores descobrem quem são os vilões logo no início -, embora haja algumas reviravoltas no caminho. A trama gira mais em torno de como nossos heróis irão levar esses vilões à justiça, e as diversas complicações que surgem ao longo da trama.
Um elenco excêntrico de personagens vibrantes realmente faz a série brilhar. Entre eles estão Natalie Martinez, Michelle Monaghan, Meredith Hagner, Jodie Turner-Smith. E muitos outros, incluindo Tom Nowicki como um capitão de barco que também atua como narrador da série, resumindo os episódios. A narração é simplesmente brilhante e hilária do início ao fim, e essa é a única série atual que gosto de ver todos os recaps de “anteriormente em”.
Não quero dar nenhum spoiler. O décimo e último episódio da primeira temporada vai ao ar na próxima terça (8) no streaming da Apple. Dê uma chance, é uma das muitas ótimas séries da Apple TV.