Os acessórios de uma fortuna bilionária, às vezes, precisam de uma atualização. Shahid Khan, integrante da lista Forbes 400, das pessoas mais ricas dos Estados Unidos, e proprietário da empresa de autopeças Flex-N-Gate, decidiu em 2020 que seu superiate, Kismet, precisava de um upgrade. Ele investiu cerca de US$ 390 milhões (R$ 2,13 bilhões) na construção de um novo superiate de 122 metros, também chamado Kismet, entregue em abril. Esse novo iate conta com lareiras, janelas de vidro do chão ao teto e uma proa esculpida em forma de jaguar (provavelmente em homenagem ao seu time de futebol americano, o Jacksonville Jaguars), além de todas as comodidades habituais, como heliponto e piscina com mosaico.
Mas, primeiro, foi preciso abrir espaço. Em setembro passado, Khan vendeu seu iate anterior — também chamado Kismet — por US$ 159 milhões (R$ 869 milhões) para Eric Schmidt, ex-CEO do Google. Schmidt estava à procura de um novo barco após a compra planejada do Alfa Nero (de 82 metros) por US$ 67 milhões (R$ 366 milhões) ter sido cancelada. A transação foi supostamente desfeita devido a receios de que o alegado proprietário, um oligarca russo sancionado, pudesse reivindicar o controle do iate. O Alfa Nero, que havia sido confiscado pelas autoridades americanas em 2022 e permanecia ancorado em Antígua e Barbuda, foi finalmente vendido em julho por US$ 40 milhões (R$ 218 milhões) a um comprador anônimo.
Leia também
Khan e Schmidt não são os únicos bilionários americanos fascinados por iates. Embora os maiores e mais luxuosos iates pertençam a membros da realeza do Oriente Médio e oligarcas russos (os 17 maiores iates do mundo são de indivíduos desses dois grupos), os americanos possuem o maior número de superiates — cerca de um em cada quatro iates com mais de 40 metros de comprimento pertencem a um americano. Isso é três vezes mais do que os russos, os segundos maiores proprietários, segundo a SuperYacht Times.
Os superiates dos mais ricos dos EUA
Pela primeira vez, a Forbes compilou uma lista de todos os iates pertencentes às 400 pessoas mais ricas dos Estados Unidos. Coletivamente, estima-se que 40 bilionários da lista Forbes 400 possuam ao menos 60 iates, avaliados em mais de US$ 6 bilhões (R$ 32,8 bilhões), conforme especialistas em avaliação da VesselsValue. Alguns possuem uma frota, enquanto outros optam por uma única embarcação de luxo, que pode custar centenas de milhões de dólares.
Esses superiates variam desde o mais modesto, como o Rusalka de Igor Olenicoff (36 metros, avaliado em US$ 2 milhões ou R$ 10,9 milhões), até o majestoso Rising Sun de David Geffen, o 18º maior iate do mundo com 138 metros e o maior de um americano. Ele tem uma quadra de basquete que se transforma em heliponto e já foi palco para celebridades como Leonardo DiCaprio e Oprah Winfrey. Já o iate americano mais valioso é o Koru de Jeff Bezos, uma embarcação à vela personalizada de 127 metros, avaliada em US$ 500 milhões (R$ 2,7 bilhões).
Enquanto Geffen possui o maior e Bezos o mais caro, Gabe Newell, cofundador da Valve, lidera no número de embarcações. Ele possui seis navios, além de submarinos, todos operados por meio de sua organização de pesquisa marítima Inkfish, formando a maior frota entre os bilionários americanos.
O interesse por iates não está restrito ao luxo. Muitos bilionários também têm uma paixão por explorar o oceano. Eric Schmidt, por exemplo, comprou o Falkor Too por US$ 75 milhões (R$ 410 milhões) para o Instituto Schmidt Ocean. Já Ray Dalio, da Bridgewater Associates, é dono do OceanXplorer (avaliado em US$ 82 milhões ou R$ 448 milhões), um navio de pesquisa com seu próprio programa de TV no National Geographic.
No entanto, possuir um superiate não está livre de riscos. Em agosto, o iate Bayesian de Michael Lynch naufragou na costa da Itália, resultando na morte dele e de seis outras pessoas. No mesmo mês, o Venus de Laurene Powell Jobs (78 metros, avaliado em US$ 81 milhões ou R$ 442 milhões) colidiu com o Lady Moura de Ricardo Salinas Pliego, sem deixar feridos. Em 2020, o Samadhi de Daniel Loeb, avaliado em US$ 45 milhões (R$ 246 milhões), danificou um recife de coral em Belize, levando Loeb a pedir desculpas e colaborar com a restauração do local.
Veja alguns dos iates das pessoas mais ricas dos Estados Unidos:
Koru
Dono: Jeff Bezos
Tamanho: 127 metros
Valor estimado: US$ 500 milhões (R$ 2,7 bilhões)
Este iate à vela personalizado é o segundo maior de seu tipo no mundo (atrás do SY A, do bilionário russo Andrey Melnichenko). A palavra “Koru” da língua Māori da Nova Zelândia significa a forma espiral de um broto em desenvolvimento. Ele vem com seu próprio “navio de apoio” chamado Abeona, avaliado em US$ 53 milhões (R$ 289,8 milhões), e a proa apresenta uma escultura de uma mulher que muitos acreditam ser inspirada na namorada de Bezos, Lauren Sánchez – uma alegação que ela negou, afirmando que a escultura representa a deusa nórdica Freyja.
Kismet
Dono: Shahid Khan
Tamanho: 122 metros
Valor estimado: US$ 390 milhões (R$ 2,1 bilhões)
Este é o terceiro iate chamado Kismet (que significa destino) construído para Khan, e essa versão mais recente foi designada como Projeto Jag antes de ser entregue em 2024. Versões anteriores do Kismet já receberam convidados como Charli XCX e Noel Gallagher, do Oasis. O iate foi feito para o conforto, com uma “suíte de bem-estar 7 estrelas”, que inclui um hammam, sauna e câmara de crioterapia, além de uma sala de tratamento privativa com uma mesa de massagem e uma banheira de cromoterapia, de acordo com a construtora, Lurssen. O tema aquático continua no deck inferior, que conta com uma sala de cinema com uma TV de 150 polegadas e uma área de estar submersa.
Launchpad
Dono: Mark Zuckerberg
Tamanho: 122 metros
Valor estimado: US$ 390 milhões (R$ 2,1 bilhões)
Embora Zuckerberg seja relativamente novo no mundo dos iates, ele começou em grande estilo. A Feadship, uma das mais renomadas construtoras de superiates do mundo, chamou o Launchpad de o maior iate que já havia construído quando foi entregue no início de 2024. Originalmente chamado Katusha, o iate aparentemente seria construído para o empresário russo do ramo de metais Vladimir Potanin. Com um casco azul-marinho escuro e formas curvas, ele tem todos os luxos típicos de um superiate: dois helipontos, uma piscina com piso móvel e um deck privativo com jacuzzi.
Project Y722 (ainda não entregue)
Dono: Gabe Newell
Tamanho: 111 metros
Valor estimado: US$ 335 milhões (R$ 1,8 bilhão)
O ainda não entregue Project Y722 é a joia da coroa da frota de navios de Gabe Newell, uma embarcação personalizada construída pela empresa holandesa Oceanco. O megaiate “à prova de futuro” vem com sua própria usina de energia diesel-elétrica e um sistema de armazenamento de energia em bateria, permitindo “longos períodos de funcionamento silencioso e sem emissões”, segundo a empresa. A previsão é que seja entregue em 2025.
Norn
Proprietário: Charles Simonyi
Tamanho: 90 metros
Valor estimado: US$ 250 milhões (R$ 1,36 bilhão)
O iate Norn, construído pela Lurssen, se assemelha mais a um destróier da Marinha dos EUA do que a um típico superiate, com suas linhas angulares e a proa em estilo militar. Mesmo assim, a construtora não economizou no luxo para o proprietário, Charles Simonyi, um dos primeiros funcionários da Microsoft, que posteriormente vendeu uma startup para a empresa. O Norn conta com um cinema ao ar livre e uma piscina com piso ajustável, que pode se transformar em uma pista de dança.
Moonrise
Proprietário: Jan Koum
Tamanho: 99 metros
Valor estimado: US$ 237 milhões (R$ 1,29 bilhão)
Um dos quatro iates na frota do cofundador do WhatsApp, Jan Koum, o Moonrise é um iate impressionante com convés de teca – incluindo o heliponto – que contrasta de forma marcante com o casco branco de aço e a estrutura de alumínio. Seu navio de apoio, o Nebula, é o maior já produzido pelo estaleiro Astilleros Armón e conta com um hangar climatizado para helicópteros. Quando Koum se cansa, ele pode embarcar em seu outro iate de US$ 68 milhões (R$ 371,8 milhões), o Mogambo, de 73 metros, que tem seu próprio barco de apoio, o Power Play.
Kaos
Proprietária: Nancy Walton Laurie
Tamanho: 110 metros
Valor estimado: US$ 236 milhões (R$ 1,29 bilhão)
O iate Kaos ficou famoso após ter sido pichado por ativistas (duas vezes) em Ibiza e Barcelona. Ainda assim, isso não impediu sua proprietária, a herdeira do Walmart, Nancy Walton Laurie, de aproveitá-lo. Um dos maiores superiates construídos nos Países Baixos na época de sua entrega em 2017, o Kaos pode acomodar 30 convidados. O iate foi entregue a Laurie já equipado com porcelanas finas, talheres de prata e até mesmo móveis escolhidos por ela.
Bravo Eugenia
Proprietário: Jerry Jones
Tamanho: 109 metros
Valor estimado: US$ 223 milhões (R$ 1,21 bilhão)
O iate do proprietário do Dallas Cowboys, batizado em homenagem à sua esposa, foi considerado um “pioneiro” por sua construtora, a Oceanco, por seus atributos sustentáveis e eficiência no consumo de combustível quando foi entregue em 2018. Com um sistema de “recuperação de calor residual” e “sistemas integrados de baterias”, o iate navega à frente de suas irmãs devoradoras de combustível com operações (ligeiramente) mais limpas, consumindo 30% menos combustível do que uma embarcação padrão do seu tamanho, segundo o site da Oceanco. Parte desse design é para ajudar Jones a alcançar seu objetivo, como ele contou à Yachts International em 2019: “Ver o máximo possível do mundo sob a perspectiva do mar.” Mais de 14 convidados podem navegar com eficiência e estilo, desfrutando de várias comodidades como sauna e cinema. O iate ganhou destaque em 2020, quando Jones participou do draft da NFL direto de uma sala ornamentada no iate.
Rising Sun
Proprietário: David Geffen
Tamanho: 138 metros
Valor estimado: US$ 214 milhões (R$ 1,17 bilhão)
Construído em 2004, o Rising Sun é bem mais antigo que os outros iates dos mais ricos dos EUA, uma das razões pelas quais seu valor depreciou tanto desde que Geffen o comprou por cerca de US$ 590 milhões (R$ 3,22 bilhões) do colega da lista Forbes 400, Larry Ellison, em 2010. Mesmo assim, o iate foi reformado em 2011 e ainda conta com muitas comodidades – incluindo um spa, salão de beleza e painéis de vidro especialmente construídos com isolamento térmico – para garantir o conforto de Geffen e seus convidados famosos. Em março de 2020, Geffen ficou famoso ao postar fotos de um nascer do sol visto do iate no Instagram, contando a seus seguidores que estava isolado a bordo do Rising Sun enquanto navegava em São Vicente e Granadinas, no Caribe. Ele apagou os posts posteriormente após ser criticado por falta de sensibilidade pelo momento da pandemia.
Viva
Proprietário: Frank Fertitta III
Tamanho: 94 metros
Valor estimado: US$ 190 milhões (R$ 1 bilhão)
Frank Fertitta, que fez a maior parte de sua fortuna com o UFC, buscou um iate o mais eficiente possível. A embarcação branco-pérola, entregue em 2021, possui um “sistema avançado de propulsão híbrida,” ou sistema de propulsão diesel-elétrico, que é mais eficiente do que o padrão de iates. Outra criação da Feadship, o Viva tem uma aparência elegante e sofisticada, realçada por sua coloração totalmente branca, com toques de teca no convés de praia retrátil, à beira da piscina e nos demais conveses.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida