O Brasil será novamente representado na Fórmula 1 e terá um piloto para uma temporada completa desde 2017: Gabriel Bortoleto. O jovem talento de 20 anos foi anunciado nesta quarta (6) como a aposta da entrada da Audi na maior competição do automobilismo em 2026.
“Trabalhei minha vida inteira para isso”, declarou Bortoleto, Forbes Under 30 no ano passado, em post nas redes sociais. Ele pilotará ao lado do alemão Nico Hülkenberg pela Stake F1 Team Kick Sauber no ano que vem, que se transformará na equipe de fábrica da Audi F1 em 2026.
Leia também
“Estamos testemunhando atualmente uma mudança geracional na Fórmula 1, com jovens pilotos causando impacto imediato. Ao contratar Gabriel Bortoleto, garantimos um desses grandes talentos. Sua contratação ressalta a estratégia de longo prazo da Audi e o comprometimento com a F1”, declarou Gernot Döllner, CEO da AUDI AG e presidente do conselho de administração da Sauber Motorsport AG.
Quem é Gabriel Bortoleto?
Vindo de São Paulo, Bortoleto chamou atenção em 2023 ao dominar sua temporada de estreia e vencer o campeonato de Fórmula 3 da FIA. “Foi, sem dúvida, o ano mais importante da minha carreira. Me trouxe muita maturidade e confiança”, disse ele à Forbes no ano passado, já com expectativas de entrar para a F1.
A trajetória de Bortoleto começou no kart aos seis anos. Aos 12, mudou-se para a Europa com sua família para perseguir seu sonho de entrar na Fórmula 1. Em 2019, conquistou a terceira colocação no mundial do kart, que o levou no ano seguinte à sua primeira temporada nos carros de fórmula, disputando o Campeonato Italiano de F4.
Depois, em 2021 e 2022, passou pela Fórmula Regional European Championship by Alpine, antiga F3, antes de ingressar na F2. Atualmente, ele lidera a classificação do campeonato de Fórmula 2 da FIA.