O Dog Photography Awards, que celebra o melhor amigo do humano, divulgou as imagens vencedoras da competição de cachorro deste ano, escolhidas entre milhares de fotos enviadas por fotógrafos de 60 países.
De animais em ação a retratos comoventes, os vencedores do prêmio destacam a beleza, resiliência e até mesmo o lado divertido dos cães em cinco categorias distintas — Retrato, Ação, Estúdio, Cães & Pessoas e Documentário — ao exibir fotografias excepcionais de cachorros ao redor do mundo.
Leia também
“Nossa missão é celebrar a arte dos melhores fotógrafos de cães, descobrir talentos emergentes e mostrar a extraordinária diversidade e o charme canino”, explicam os organizadores.
Veja alguns destaques vencedores deste ano a seguir:
-
Regine Jensen/Dog Photography Awards Vencedor da categoria Ação: A bela imagem de Regine Jensen, “Movendo-se no tempo”, mostra um whippet branco chamado Rebelle com uma capa vermelha esvoaçante. Ao atravessar a areia, o cão parece um super-herói passeando orgulhosamente após completar um resgate heroico.
-
Jane Thomson/Dog Photography Awards “A Princesa e a Ervilha”, vencedor da categoria Cães e Pessoas. “Queria dar vida às histórias dos contos de fadas infantis com meus retratos de estúdio para o calendário do programa de terapia com animais do BC Children’s Hospital para 2025”, explica Jane Thomson, que fotografou esta jovem paciente com câncer ao lado de seu fiel cão no hospital.
“Celebrar a força desses pacientes incrivelmente corajosos do hospital, junto com os lindos cachorros inscritos no programa de terapia, foi o projeto mais enriquecedor em que já trabalhei.”
-
Rhea Nellen/Dog Photography Awards “Pronto para decolar”, vencedor da categoria Retrato. Cada músculo do pastor branco ‘Kooki’ está preparado a qualquer momento ele vai pular. “A princípio, deixamos Kooki apenas parado em frente ao museu, mas ele queria brincar”, conta a fotógrafa Rhea Nellen. “Então, sua dona jogou o frisbee no ar e consegui capturar esta pose.”
-
Valeria Cassina/Dog Photography Awards “Metamorfose Canina”, o vencedor na categoria Estúdio.
-
Anúncio publicitário -
John Fabiano/Dog Photography Awards “Pneu furado da Groenlândia”, vencedora da categoria Documentário. Esta foto foi tirada durante uma viagem em meio a uma nevasca, de Siorapaluk, Groenlândia – o vilarejo indígena mais ao norte do mundo – para Qaanaaq.
“Não tínhamos GPS, sinal de celular nem a capacidade de nos comunicar com mais que algumas palavras em inglês,” lembra o autor da foto John Fabiano. “Nossa proteção caso encontrássemos um urso polar era um rifle de 1940 e nossos 13 cachorros groenlandeses. Tivemos que parar para que meu guia, Ilannguaq, pudesse desembaraçar as cordas do trenó.”
Os cães aguardaram pacientemente até poderem voltar a fazer o que mais amam: correr.
-
Donna Victor/Dog Photography Awards “Mila”, 2º lugar na categoria Estúdio
-
Anastasia Vetkovskaya/Dog Photography Awards “Boost de Energia”, 2º lugar na categoria Ação
-
Ida Levin/Dog Photography Awards “Envelhecendo Juntos dia após dia”, vencedor do 2º lugar na categoria Cães e Pessoas. Este é Rune, de 90 anos, e seu cão, Hajen.
Rune é um homem com insuficiência cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica devido ao trabalho em uma fábrica de concreto, e sua única alegria na vida é seu cachorro. “Se ele perder Hajen, provavelmente não viverá muito tempo depois, já que o vínculo entre eles é tão forte. Realmente se amam”, prevê a fotógrafa Ida Levin.
-
Lea Styger/Dog Photography Awards “Arquitetura Humana”, 2º colocado na categoria Retrato. Um laufhund se esgueira pelo prédio Maurer Halle, em Basel (Suíça), como se estivesse caçando, um comportamento típico de sua raça.
-
An Di Prima/Dog Photography Awards “Seguro, O cão fiel”, 2º lugar na categoria Documentário. Este é Santos, um podengo resgatado pelo abrigo Hope For Podencos.
“Visitei a organização em Albacete, na Espanha, como parte do meu projeto de livro sobre a raça,” diz a fotógrafa An di Prima. “Os podengos são uma raça de cães de caça que sofre abusos terríveis na Espanha. Todo ano, após o término da temporada de caça, milhares são abandonados, e alguns poucos sortudos são salvos por organizações de resgate como a Hope For Podencos. Com minha fotografia, tento ajudar o máximo possível”.
-
Sophia Hutchinson/Dog Photography Awards “Recém-impresso”, 3º colocado na categoria Retrato. Esta foto foi tirada no Leadenhall Market, um marco histórico de Londres que remete ao século 17,, já foi um centro de comércio de carne, aves e caça.
O braco húngaro de pelo duro, conhecido por sua função como cão de caça, encontra seu lugar em meio ao brilho acolhedor do mercado e aos paralelepípedos molhados pela chuva, refletindo a herança da raça e o rico passado do mercado.
-
Regine Jensen/Dog Photography Awards “Eu vejo você”, vencedor do 3º lugar na categoria Estúdio
-
Rachel Hendrie/Dog Photography Awards “Droop Dogg”, Menção Honrosa na categoria Estúdio. Ao compor este retrato, a fotógrafa Rachel Hendrie tinha uma imagem completamente diferente em mente. No entanto, um momento mágico foi criado quando o capuz de Henry escorregou sobre seus olhos e ela rapidamente registrou o momento.
“Adoro o contraste deste retrato,” afirma ela. “Dizem que os olhos são a janela da alma, e acho incrível como, ao cobrir apenas esse aspecto dele, ele se transforma completamente e ganha uma personalidade diferente”.
-
Rachel Hendrie/Dog Photography Awards “Mais 5 minutos, mãe”, Menção Honrosa na categoria Estúdio. “Quando se trabalha com a raça de cachorro mais preguiçosa do mundo – posso dizer isso, pois ele é o meu preguiçoso – sempre há muitas pausas para sonecas”, brinca a fotógrafa Rachel Hendrie.
Nesta ocasião em particular, Henry decidiu se deitar no chão do estúdio e enterrou a cabeça em um cachecol. “Foi uma boa tentativa da parte dele, mas sendo a típica mãe/fotógrafa de cães, continuei o trabalho, estivesse ele dormindo ou não. Afinal, quem não ama uma foto de seu bebê dormindo!”
-
Nadia Itani/Dog Photography Awards “Coroa de Flores”, Menção Honrosa na categoria Estúdio
-
Denisa Zbranková/Dog Photography Awards “Rei de Mordor”, Menção Honrosa na categoria Retrato. Este retrato misterioso foi criado em rochas de basalto em um local que lembra o mundo de “Senhor dos Anéis” e o sombrio Mordor. O Pastor Suíço Branco simboliza o mago branco, o protetor e a esperança que nunca morre.
-
Nika Kuplenk Golobič/Dog Photography Awards “Splash e Dash!”, Menção Honrosa na categoria Ação. Esta foto foi tirada durante uma sessão de fotos beneficente para as vítimas de graves enchentes na Eslovênia no último verão.
“Fizemos várias fotos de ação de cães pulando na água, e este Boston terrier de 11 anos chamado Bounty roubou a cena”, conta a autora da imagem Nika Kuplenk Golobič.
-
John Fabiano/Dog Photography Awards “Mestre do Rebanho”, Menção Honrosa na categoria Documentário. Esta foto foi tirada em Collarenebri, Austrália. John Fabiano estava documentando os cães de trabalho do país e visitou uma fazenda de lã durante a temporada de tosa. Depois que as ovelhas foram tosadas e pulverizadas com um spray anti-piolho de cor azul, os cães as conduziram para o outro lado da propriedade de 3.640 hectares.
Este cão é um Kelpie, a raça de trabalho mais comum e respeitada na Austrália.
-
Steve West/Dog Photography Awards “Sahara”, Menção Honrosa na categoria Estúdio
Vencedor da categoria Ação: A bela imagem de Regine Jensen, “Movendo-se no tempo”, mostra um whippet branco chamado Rebelle com uma capa vermelha esvoaçante. Ao atravessar a areia, o cão parece um super-herói passeando orgulhosamente após completar um resgate heroico.
Confira todas as fotos vencedoras do Dog Photography Awards 2024 aqui
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida