Entre os países, a Islândia atrai viajantes com suas famosas fontes termais, como a Lagoa Azul, e é um destino notável para observar a Aurora Boreal. Mas, além dos espetáculos naturais, o país nórdico também pode atrair quem prioriza a segurança. Isso porque a Islândia foi eleita o país mais seguro para viajar em 2025, segundo um relatório recém-divulgado pela Berkshire Hathaway. Além disso, sua capital e maior cidade, Reykjavik, foi nomeada a cidade mais segura para o turismo no ano que vem.
No último ranking, o país nórdico estava na 9ª posição, enquanto o Canadá ocupava o primeiro lugar. Para a lista de 2025, a Islândia retomou sua posição como destino mais seguro do mundo pela primeira vez em três anos, apesar da atividade vulcânica próxima à pequena cidade de Grindavík, cerca de 48 quilômetros a sudoeste de Reykjavik. (Embora os vulcões sejam frequentemente um espetáculo na “Terra de Fogo e Gelo”, erupções repetidas próximas a Grindavík causaram danos e obrigaram muitos moradores a se mudarem).
Leia também
A Austrália e o Canadá, agora em segundo e terceiro lugar, respectivamente, têm subido nos rankings ao longo dos últimos anos e agora são presença constante no top 10. A notícia, porém, é ruim para o Brasil: apesar de ter dado o maior salto de todos os tempos, saltando da 42ª para a 15ª posição no último ranking, o país caiu novamente, desta vez para a 36ª posição.
Em relação às cidades, Honolulu, no Havaí, que ocupava o 1º lugar na lista do ano passado, caiu para o 13º lugar neste ano.
Veja o ranking dos países e cidades mais abaixo.
Como o ranking é feito?
A segurança é uma preocupação para muitos viajantes, especialmente considerando o atual conflito Israel-Hamas. Ao escolher destinos seguros, é possível consultar também os avisos de viagem do Itamaraty ou do Departamento de Estado dos EUA.
Segurança, no contexto de viagens, pode significar diferentes aspectos para os viajantes, que buscam locais livres de terrorismo, protegidos de eventos climáticos severos, países com infraestrutura sólida para evitar acidentes nas estradas e regiões onde viajantes de cor e LGBTQ+ se sintam seguros e bem-vindos.
Para ajudar a destacar alguns dos países e cidades mais seguros para viajar em 2025, a Berkshire Hathaway Travel Protection lançou seu relatório anual “Destinos Mais Seguros”.
A empresa começou a pesquisar a opinião dos viajantes sobre segurança há nove anos e, em 2018, compilou os resultados em listas dos lugares mais seguros do mundo. O relatório deste ano classifica tanto os países quanto as cidades mais seguras globalmente.
“Após anos realizando essa pesquisa, padrões surgiram, e certos países e cidades, como Suíça e Singapura, tornaram-se constantes no top 10”, diz Carol Mueller, chefe de marketing da empresa. “No entanto, por mais que a segurança de um destino seja bem classificada, sempre enfatizamos a importância de adquirir um seguro de viagem antes das férias e escolher a apólice correta para proteger sua viagem.”
Para sua lista, a companhia de seguros entrevistou 1.838 viajantes e também considerou dados de fontes externas para avaliar preocupações de segurança como terrorismo, emergências climáticas, medidas de saúde e a segurança de grupos sub-representados.
A empresa também revisou informações do Departamento de Estado dos EUA, da revista britânica “The Economist”, da criadora de aplicativos de segurança GeoSure Global, da Vision of Humanity, do Numbeo e da revista “Global Finance”. As classificações anteriores também foram consideradas.
A lista, obviamente, vem com algumas ressalvas. Viajar não é isento de riscos, então a Berkshire Hathaway aponta alguns pontos de atenção: a Austrália tem águas-vivas, crocodilos, insetos venenosos e cobras, por exemplo, enquanto a Irlanda tem estradas muito estreitas e a Suíça tem sofrido com mais deslizamentos e avalanches nos últimos tempos.
Os 15 países mais seguros para viajar em 2025:
- Islândia
- Austrália
- Canadá
- Irlanda
- Suíça
- Nova Zelândia
- Alemanha
- Noruega
- Japão
- Dinamarca
- Portugal
- Espanha
- Reino Unido
- Países Baixos
- Suécia
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
As 15 cidades mais seguras para viajar em 2025:
- Reykjavik, Islândia
- Copenhague, Dinamarca
- Amsterdã, Países Baixos
- Tóquio, Japão
- Sydney, Austrália
- Montreal, Canadá
- Seul, Coreia do Sul
- Singapura
- Berlim, Alemanha
- Hong Kong, China
- Veneza, Itália
- Londres, Reino Unido
- Honolulu, Havaí (Estados Unidos)
- Dubai, Emirados Árabes Unidos
- Barcelona, Espanha
Os 10 países mais seguros para mulheres, LGBTQIA+ e pessoas negras:
- Nova Zelândia
- Canadá
- Irlanda
- Austrália
- Reino Unido
- Costa Rica
- Islândia
- Noruega
- Alemanha
- Itália