Procurando as melhores cidades para morar no mundo, com o sonho de morar no exterior? Pensando nisso, a InterNations, maior comunidade global para pessoas que vivem e trabalham fora de seus países, divulgou o Expat City Ranking, um relatório sobre os melhores lugares para viver.
Neste ano, a cidade vencedora é a espanhola Valência que, no ano passado, ficou em terceiro, enquanto Málaga, também na Espanha, ocupou o topo da classificação.
Leia também
O relatório deste ano baseia-se em dados de mais de 12.500 expatriados vivendo em 53 cidades de 35 países. Ele avalia as cidades em cinco índices principais: qualidade de vida, facilidade de adaptação, finanças pessoais, entre outros. A classificação oferece informações valiosas sobre como é viver no exterior, incluindo custo de vida, satisfação profissional e facilidade para fazer amizades em um novo lugar.
Confira os destaques das melhores cidades para morar em 2024.
A melhor cidade do mundo para expatriados
Após cair para o terceiro lugar em 2023, Valência—eleita a melhor cidade do mundo para morar em 2022—retoma o topo na lista de 2024. Conhecida por suas belas praias, rica cultura e estilo de vida acessível, Valência se destaca no índice de qualidade de vida, ocupando o primeiro lugar geral.
Expatriados elogiam o transporte público acessível da cidade (96% de avaliações positivas) e as oportunidades para atividades de lazer (95% de avaliações positivas). A segurança também é um ponto forte, com nenhum entrevistado relatando insatisfação com sua segurança pessoal. “Valência tem um estilo de vida bastante relaxado. Gosto das pessoas amigáveis, boa comida, cultura vibrante e clima agradável”, afirmou um expatriado holandês no relatório.
Entretanto, Valência não é perfeita. Expatriados relatam dificuldades no índice de trabalho no exterior, no qual a cidade ocupa a 31ª posição. Queixas incluem perspectivas de carreira limitadas e um mercado de trabalho local desafiador. Apesar desses pontos negativos, os expatriados são atraídos pelo estilo de vida da cidade: 27% mudaram-se para Valência buscando uma melhor qualidade de vida.
Melhores cidades do mundo para expatriados: Espanha domina
Valência não é a única cidade espanhola em destaque. A Espanha é a grande vencedora este ano, com cinco cidades entre as 25 melhores. Málaga e Alicante ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, consolidando a reputação da Espanha como um paraíso para expatriados.
Málaga ocupa o segundo lugar geral e o primeiro no índice de facilidade de adaptação. É o lar dos expatriados mais felizes do mundo. No entanto, a cidade apresenta um desempenho inferior no índice de trabalho no exterior, ficando na 44ª posição, com expatriados apontando desafios nas perspectivas de carreira e segurança no emprego. Ainda assim, para 43% dos entrevistados aposentados, Málaga continua sendo uma escolha idílica, com 99% elogiando seu clima ensolarado.
Alicante é outro sucesso espanhol, ocupando o terceiro lugar geral. A cidade se destaca no índice de itens essenciais para expatriados, no qual ocupa a sétima posição, graças à habitação acessível e à infraestrutura digital eficiente. Quase 70% dos entrevistados afirmam que a moradia em Alicante é acessível.
Madri está na sétima posição, enquanto Barcelona caiu para a 21ª, uma queda significativa em relação a anos anteriores. Apesar da posição mais baixa, Barcelona ainda impressiona com suas ofertas culturais e gastronômicas, consideradas entre as melhores do mundo.
Outros destaques globais
Além da Espanha, as 10 melhores cidades refletem geografias e estilos de vida diversos. Cidade do Panamá e Cidade do México completam os cinco primeiros lugares, destacando-se em finanças pessoais e facilidade de adaptação. A Cidade do Panamá chama a atenção pela acessibilidade, enquanto Cidade do México oferece uma cena cultural dinâmica e forte interação social.
Bangkok, na Tailândia, ocupa o sexto lugar, com expatriados elogiando seu baixo custo de vida e ambiente acolhedor. Outras cidades de alto desempenho incluem Abu Dhabi (8ª) e Dubai (9ª), nos Emirados Árabes Unidos, que se destacam no índice de itens essenciais para expatriados, devido à habitação acessível, administração eficiente e infraestrutura digital robusta.
Pelo segundo ano consecutivo, nenhuma cidade dos Estados Unidos está entre as 25 melhores. Segundo o relatório, Nova York – melhor cidade americana classificada, na 28ª posição – enfrenta problemas de acessibilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Embora expatriados valorizem as opções culturais e gastronômicas da cidade, muitos relatam dificuldades com habitação e altos custos de vida. “O custo de vida aqui é absurdo, e parece impossível economizar”, afirmou um dos entrevistados.
As cidades canadenses tiveram um desempenho ainda pior este ano. Vancouver ficou em último lugar (53ª), enquanto Toronto ocupa a 51ª posição. Os custos de moradia são um problema significativo em ambas as cidades, com Vancouver ganhando a infeliz distinção de cidade menos acessível para habitação no mundo. Vancouver também enfrenta perspectivas de carreira limitadas. Quase 30% dos expatriados relatam estar ativamente em busca de emprego – três vezes a média global. A cidade também recebe avaliações ruins para sua vida social, com 63% dizendo ser difícil fazer amizades locais.
Confira abaixo as listas das 25 melhores cidades para morar no mundo e as 10 piores classificadas.
As 25 Melhores Cidades do Mundo para Morar
- Valência, Espanha
- Málaga, Espanha
- Alicante, Espanha
- Cidade do Panamá, Panamá
- Cidade do México, México
- Bangkok, Tailândia
- Madri, Espanha
- Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
- Dubai, Emirados Árabes Unidos
- Viena, Áustria
- Lisboa, Portugal
- Kuala Lumpur, Malásia
- Basileia, Suíça
- Mascate, Omã
- Atenas, Grécia
- Cidade do Luxemburgo, Luxemburgo
- Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã
- Amsterdã, Países Baixos
- Copenhague, Dinamarca
- Ras Al Khaimah, Emirados Árabes Unidos
- Barcelona, Espanha
- Zurique, Suíça
- Estocolmo, Suécia
- Taipei, Taiwan
- Nairóbi, Quênia
As 10 Piores Cidades do Mundo para Expatriados
- Vancouver, Canadá (53ª de 53 cidades na lista geral)
- Hamburgo, Alemanha (52ª)
- Toronto, Canadá (51ª)
- Munique, Alemanha (50ª)
- Istambul, Turquia (49ª)
- Colônia, Alemanha (48ª)
- Milão, Itália (47ª)
- Berlim, Alemanha (46ª)
- Frankfurt, Alemanha (45ª)
- Roma, Itália (44ª)