Em um marco histórico para o cinema brasileiro, Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz nesta quinta-feira (23) por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”. Com o feito, ela se torna a segunda brasileira em 97 edições da premiação a concorrer na categoria, 25 anos depois de sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada por “Central do Brasil”.
Torres já havia feito história no começo do mês, quando ganhou um Globo de Ouro inédito para o Brasil na categoria de Melhor Atriz em Filme Dramático por sua performance de Eunice Paiva, mulher que buscou a verdade sobre o desaparecimento e morte do marido Rubens (Selton Mello) durante a ditadura militar brasileira. Na ocasião, desbancou Nicole Kidman, Kate Winslet, Angelina Jolie, Tilda Swinton e Pamela Anderson.
Leia também
“Ainda Estou Aqui” também concorre como Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, contra sucessos como Wicked, Conclave, A Substância e Duna Parte 2. A indicação à categoria principal da premiação é inédita para o Brasil.
Mundo afora, o longa de Walter Salles tem acumulado uma série de feitos. Além de já ter levado 3,5 milhões de espectadores aos cinemas no país e feito uma estreia forte nos Estados Unidos, “Ainda Estou Aqui” venceu na categoria “Melhor Roteiro” no Festival de Veneza, após ser ovacionado em sua exibição e aplaudido por dez minutos. Também levou o “Prêmio do Público” do Festival Internacional de Cinema de Vancouver, com mais de 40 mil votos, e ganhou uma estatueta no Critics Choice Awards pela atuação de Fernanda Torres.
O Oscar 2025 está programado para acontecer no dia 2 de março em Los Angeles. Na premiação, Torres terá competição pesada de nomes Hollywood. Ela concorre na categoria de Melhor Atriz contra nomes como Demi Moore e Cynthia Erivo, mas tem chances de vencer depois de uma intensa campanha internacional, aposta a crítica especializada internacional.
Nos últimos dias, avaliações positivas sobre o filme tem aparecido na mídia mundial. O The New York Times disse que “Ainda Estou Aqui” é “belo e devastador”, uma obra “habilmente trabalhada e ricamente filmada” e a performance de Fernanda Torres é “atordoante”. A Variety descreveu a brasileira como “esplêndida”, enquanto o The Hollywood Reporter cravou o filme como um dos melhores de Salles. No Rotten Tomatoes, a produção acumula 95% de aprovação da crítica e 98% do público.
“Não tenho nem o que falar. Concorrermos ao melhor filme do ano é algo inimaginável. Estou muito orgulhosa de uma história brasileira fazer sentido no mundo”, disse Fernanda Torres, emocionadíssima, em um vídeo em sua rede social.
“Meu coração de mãe está em estado de Graça”, comemorou Fernanda Montenegro em um post no Instagram, enquanto Selton Mello cravou: “Entramos para a história para sempre”.
Indicados ao Oscar 2025
“Emilia Pérez” dominou a lista deste ano, com 13 indicações no total – entre elas, Melhor Atriz, Melhhor Filme e Melhor Direção. Com o feito, ele se tornou o filme com mais indicações de idioma estrangeiro na história do Oscar.
“Wicked” e “O Brutalista” vem em seguida, com 10 indicações cada. “Um Completo Desconhecido” e “Conclave” empataram com oito nomeações.
Veja a lista de indicados ao Oscar 2025 a seguir:
Melhor filme
- Conclave
- Emilia Pérez
- O Brutalista
- Anora
- Um Completo Desconhecido
- Wicked
- Duna: Parte Dois
- A Substância
- Nickel Boys
- Ainda Estou Aqui
Melhor atriz
- Cynthia Erivo – Wicked
- Karla Sofia Gascón – Emilia Pérez
- Mikey Madison – Anora
- Demi Moore – A Substância
- Fernanda Torres – Ainda Estou Aqui
Melhor ator
- Adrien Brody – O Brutalista
- Timothée Chalamet – Um Completo Desconhecido
- Colman Domingo – Sing Sing
- Ralph Fiennes – Conclave
- Sebastian Stan – O Aprendiz
Melhor Ator Coadjuvante
- Yura Borisov – Anora
- Kieran Culkin – A Verdadeira Dor
- Guy Pearce – O Brutalista
- Jeremy Strong – O Aprendiz
- Edward Norton – Um Completo Desconhecido
Melhor Atriz Coadjuvante
- Monica Barbaro – Um Completo Desconhecido
- Ariana Grande – Wicked
- Felicity Jones – O Brutalista
- Isabella Rossellini – Conclave
- Zoe Saldaña – Emilia Pérez
Melhor Filme Internacional
- Ainda Estou Aqui
- A Garota da Agulha
- Emilia Pérez
- A Semente do Fruto Sagrado
- Flow
Melhor filme de animação
- O Robô Selvagem
- Flow
- Divertida Mente 2
- Wallace & Gromit: Avengança
- Memórias de um Caracol
Melhor Roteiro Adaptado
- Um Completo Desconhecido
- Concalve
- Emilia Pérez
- Nickel Boys
- Sing Sing
Melhor Roteiro Original
- Anora
- Brutalista
- A Verdadeira Dor
- Setembro 5
- A Substância
Melhor Roteiro Adaptado
- Um Completo Desconhecido
- Concalve
- Emilia Pérez
- Nickel Boys
- Sing Sing
Melhor Figurino
- Conclave
- Wicked
- Nosferatu
- Um Completo Desconhecido
- Gladiador II
Melhor Trilha Sonora Original
- O Brutalista
- Conclave
- Emilia Pérez
- Wicked
- Robô Selvagem