Enquanto se prepara para começar uma temporada como a tenista número 1 do mundo pela primeira vez em sua carreira, a bielorussa Aryna Sabalenka disse ter ainda muito a melhorar.
Sabalenka dará início à sua campanha de 2025 no Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano, a partir do dia 12 de janeiro.
Em 2024, Sabalenka conquistou seu segundo título consecutivo do Australian Open, derrotando a chinesa Qinwen Zheng na final em sets diretos. Aos 26 anos, ela busca se tornar a primeira mulher a vencer três títulos consecutivos de simples no torneio desde Martina Hingis, que alcançou esse feito entre 1997 e 1999.
Leia também
Apesar de seu status de número 1 do mundo e de ter vencido três dos últimos quatro Grand Slams disputados em quadras difíceis, Sabalenka acredita que ainda tem muito a evoluir nos treinos.
“Ah, há muitas coisas para melhorar”, disse Aryna Sabalenka ao site da “WTA”. “Talvez eu não seja tão boa no jogo de rede em simples. Há muitas coisas para melhorar no meu jogo de toque. Não sei, há tantas coisas, até o meu saque não é tão bom quanto eu gostaria. Então, sempre há [aspectos] a serem aprimorados,” acrescentou.
Ela também destacou a importância de focar no progresso pessoal, em vez de se fixar nos resultados. “Acho que o segredo é não se concentrar no resultado. Concentre-se em si mesma, em melhorar seu jogo, e toda vez que você entrar em quadra, dê o seu melhor, e basicamente é isso. Controle o que você pode controlar, faça tudo o que puder e veja o que acontece no final do torneio.”
No Brisbane International de 2024, Sabalenka chegou à final, mas foi derrotada em sets diretos por Elena Rybakina. Agora, tentando melhorar seu desempenho este ano, a tenista afirmou estar “renovada e pronta para jogar”.
“Tenho muitas ótimas lembranças daqui e mal posso esperar para começar a jogar”, disse ela . “Não foi o resultado que eu queria no ano passado, mas farei o meu melhor este ano.”
“Eu amo a Austrália e sempre venho para cá com fome de vencer e o mais preparada possível”, acrescentou. “As torcidas aqui são incríveis. Sinto todo o apoio, e acho que isso é o melhor do país: as pessoas realmente amam tênis. E se elas realmente torcem por você, você sente isso, e eu adoro.”
O Australian Open será realizado de 12 a 26 de janeiro, em Melbourne. Enquanto Aryna Sabalenka é a atual campeã feminina, o número 1 do mundo, Jannik Sinner, defenderá o título no torneio masculino.