A Academia anunciou na manhã desta quinta-feira (23) os indicados ao Oscar 2025, e o musical policial francês Emília Pérez liderou com 13 indicações, como esperado. No entanto, Selena Gomez, que estava cotada para Melhor Atriz Coadjuvante, não foi indicada. O drama papal Conclave também perdeu nomeações importantes, incluindo a esperada indicação ao diretor Edward Berger.
Principais surpresas e esnobadas do Oscar 2025
O drama do Vaticano Conclave, que aborda a eleição de um novo papa, recebeu oito indicações, mas ficou de fora de categorias cruciais, como Melhor Diretor para Berger (apontado por veículos como Variety como um potencial vencedor) e Melhor Fotografia.
O brasileiro Ainda Estou Aqui surpreendeu com uma indicação a Melhor Filme, que poucos especialistas previram, sendo o primeiro longa do Brasil na categoria na história do Oscar. Isso sem contar a indicação para Melhor Atriz para Fernanda Torres, em sequência à sua vitória no Globo de Ouro este mês.
Leia também
A diretora francesa Coralie Fargeat é a única mulher indicada a Melhor Direção, pelo filme A Substância, tornando-se a 10ª mulher na história a concorrer nesta categoria.
Diversos atores ficaram de fora das disputadas categorias de atuação, incluindo as indicadas ao Globo de Ouro Angelina Jolie (Maria), Nicole Kidman (Babygirl) e Pamela Anderson (A Última Showgirl), que não garantiram vaga entre as finalistas para Melhor Atriz.
Selena Gomez (Emília Pérez) não foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante, mesmo após conquistar indicações ao Globo de Ouro e BAFTA. Também ficaram de fora Jamie Lee Curtis (A Última Showgirl), indicada ao BAFTA e ao SAG, e Margaret Qualley (A Substância), indicada ao Globo de Ouro.
Os dois filmes de Luca Guadagnino em 2024, Desafiadores e Queer, foram completamente ignorados. Desafiadores venceu o Globo de Ouro de Melhor Trilha Original e era cotado para Roteiro Original e Canção Original, enquanto Daniel Craig, de Queer, era apontado como um forte candidato a Melhor Ator.
Denis Villeneuve, que já havia sido considerado esnobado na categoria de Melhor Direção por Duna em 2021, novamente não foi indicado por Duna: Parte Dois, que também ficou de fora de Montagem e Figurino.
Número importante
13. Esse é o número de indicações conquistadas por Emília Pérez na manhã de quinta-feira, igualando o total do grande vencedor do ano passado, Oppenheimer. O filme, porém, não superou o recorde de 14 indicações estabelecido por La La Land (2016), Titanic (1997) e A Malvada (1950).
Entre as indicações de Emília Pérez estão Melhor Filme, Melhor Direção (Jacques Audiard), Melhor Atriz (Karla Sofía Gascón), Melhor Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña) e Melhor Roteiro Adaptado. O total de indicações é o maior já alcançado por um filme em língua não inglesa, superando o recorde anterior de 10 indicações, estabelecido por O Tigre e o Dragão (2000) e Roma (2018).
Fato surpreendente
Karla Sofía Gascón é a primeira pessoa abertamente transgênero a receber uma indicação ao Oscar de atuação. Ela concorre como Melhor Atriz por seu papel principal em Emília Pérez, onde interpreta a personagem-título, uma líder de cartel de drogas mexicano que passa por uma transição de gênero.
Quais filmes receberam mais indicações ao Oscar?
Após Emília Pérez, o drama de época O Brutalista e a adaptação de Wicked conquistaram 10 indicações cada. Conclave e Um Completo Desconhecido receberam oito cada, enquanto Anora obteve seis.
Quando será o Oscar 2025?
A cerimônia do Oscar será realizada no dia 2 de março, às 20h (horário de Brasília). Conan O’Brien apresentará o evento pela primeira vez.