Hackers. Ladrões. Doenças infecciosas. Esses são os principais riscos de segurança em 2025, segundo especialistas. “Atualmente, há muita incerteza em relação à segurança nas viagens”, afirma Joe Cronin, CEO da International Citizens Insurance.
Até mesmo os profissionais do setor estão ficando preocupados. Questões de segurança são uma das principais razões para viajantes corporativos recusarem viagens a trabalho, de acordo com a pesquisa mais recente da SAP Concur Global Business Travel. Profissionais de segurança apontam que será um ano interessante para quem viaja. E, por “interessante”, entenda-se “perigoso”.
Leia também
A seguir, veja os novos problemas de segurança previstos para 2025 e como viajar com segurança no próximo ano.
Quais são as novas ameaças de segurança em 2025?
Cibersegurança. “É uma grande preocupação”, diz Shaun Boulter, chefe global de operações e segurança da AXA Partners. “Nossos clientes estão cada vez mais pedindo orientações sobre como se proteger.” Com razão: em 2024, a cibersegurança foi um dos temas mais discutidos, com hackers invadindo empresas e operações de campanhas políticas. Boulter explica que a educação é fundamental para evitar desastres. Ele recomenda que os viajantes tomem medidas proativas, como atualizar sua segurança digital com VPNs e senhas fortes.
Violência contra turistas. “Em muitos países vistos como destinos turísticos atraentes – na Europa e em outros lugares – têm ocorrido inúmeros protestos contra o turismo”, comenta Brittany Lewis, supervisora de operações de segurança da Travel Guard. Sua equipe registrou turistas como alvos de assédio e até relatou casos diretamente de clientes. Lewis acredita que essa tendência continuará em 2025.
Novas doenças infecciosas. “Os riscos de saúde estão mudando com o surgimento de novas variantes da Covid-19”, diz Michael Sheridan, professor da Temple University. Ele destaca que os casos de coronavírus começaram a aumentar no final de 2024, com o início da temporada de gripe. Sheridan sugere consultar um médico ou farmácia local para receber a vacina mais recente, protegendo-se contra Covid e outras doenças infecciosas.
Joe Cronin, CEO da International Citizens Insurance, tem monitorado a instabilidade política nos últimos meses, que pode impactar viajantes. Isso inclui tensões crescentes no Oriente Médio e violência relacionada a eleições em outros lugares, incluindo os Estados Unidos. Ele recomenda revisar os avisos de viagem emitidos pelo governo e planejar de acordo.
Como viajar com mais segurança em 2025
Se o objetivo é segurança em 2025, a alternativa mais segura é não viajar. O mundo sempre foi um lugar perigoso e não está ficando mais seguro. No entanto, existem maneiras de mitigar alguns riscos.
Certifique-se de que o seguro viagem cubra problemas de segurança.
Procure uma cobertura abrangente que inclua cancelamento de viagem, evacuação médica e proteção contra desastres naturais e instabilidade política. “Prepare-se para o inesperado”, aconselha Raymond Yorke, porta-voz da Redpoint Travel Protection. Isso significa prever cenários de pior caso antes de viajar e garantir que esteja protegido contra qualquer evento.
Conte com o apoio de especialistas.
Isso pode significar trabalhar com um consultor de viagens profissional ou com uma empresa que lide com mitigação de riscos de viagem. Susan Sherren, da Couture Trips, oferece sessões pré-viagem via Zoom para seus clientes, com discussões sobre segurança e prevenção de crimes. Ela afirma que essas informações têm ajudado seus clientes a evitar problemas.
Proteja-se contra ameaças cibernéticas.
As ameaças não se limitam a hackers convencionais. A inteligência artificial também preocupa especialistas. “A proliferação da IA é uma ameaça iminente”, alerta Harding Bush, diretor associado de segurança da Global Rescue. Golpes tecnológicos, como deepfakes, falsificação de identidade e conselhos enganosos de bots, podem colocar viajantes em risco, especialmente durante reservas e gestão de itinerários.
2025 será o ano para viajar com cautela
John Rose, diretor de risco e segurança da ALTOUR, aponta a situação geopolítica como sua maior preocupação. “Esse é o maior risco”, afirma. “Não é apenas o ciclo eleitoral em diversos países, mas também os conflitos.” Ele sugere muito cuidado ao planejar viagens em 2025, especialmente internacionais.
Quais são as áreas de risco?
Robert Siciliano, CEO da ProtectNowLLC.com, destacou áreas de risco no mapa, incluindo Oriente Médio, Ucrânia, Venezuela e Taiwan. Ele também menciona a imprevisibilidade da política nos EUA.
Ferramentas de avaliação de risco em tempo real podem ajudar, como o portal de gerenciamento e aplicativo Travel Assist da World Travel Protection, que oferecem atualizações sobre riscos de segurança, desastres naturais e ameaças à saúde.
Viajar em 2025 será perigoso?
Embora viajar em 2025 envolva riscos, especialistas dizem que, com planejamento, pesquisa e atenção às ameaças, é possível reduzir os perigos.
Charlie Sultan, presidente da Concur Travel na SAP Concur, resume: “É impossível eliminar completamente os riscos de viagens.”