
O tenista João Fonseca, de apenas 18 anos, garantiu hoje (16) o primeiro título de sua carreira no circuito da ATP. O brasileiro venceu o argentino Francisco Cerúndolo (número 28 do ranking) no ATP 250 de Buenos Aires por 6/4 7/6.
Com a vitória, ele passará a ocupar a posição 68 do ranking mundial da ATP na próxima segunda-feira (17). Após vencer a semi-final, no sábado, Fonseca passou a ser o tenista basileiro mais bem colocado da lista masculina.
Com a vitória, ele também passa a ser o brasileiro mais bem colocado no ranking. Os outros tenistas locais no top 100 são Thiago Wild, 75ª posição, e Thiago Monteiro, na 99ª posição, no live ranking.
Para chegar à final, Fonseca derrotou derrotou os argentinos Tomás Etcheverry por 6/3 6/3, Federico Coria por 2/6 6/4 6/2, Mariano Navone por 3/6 6/4 7/5 e o sérvio Laslo Djere por 7/6 5/7 6/1.
Em 2023, João Fonseca foi eleito um Forbes Under 30 após atingir o número 1 do ranking juvenil do tênis mundial. Esse é o primeiro título de um tenista brasileiro no circuito ATP desde a vitória de Thiago Wild no ATP 250 de Santiago.
Nos últimos 12 meses, o jovem carioca tem colecionado grandes conquistas no cenário internacional. No Rio Open de 2024, Fonseca se consolidou como a nova sensação do tênis ao chegar às quartas-de-final. Ao fim do último ano, ele conquistou o ATP Next Gen, que reuniu as principais apostas da nova geração, igualando as marcas do atual número um do mundo, Jannik Sinner, e de Carlos Alcaraz, que também ganharam a competição aos 18 anos.
No preparatório para o Australia Open, primeiro Grand Slam da sua carreira, Fonseca ganhou o Challenger de Camberra. No AO, derrotou Andrey Rublev, número 9, por 3 sets a 0. Fonseca acabou perdendo na segunda rodada do torneio, encerrando uma sequência de 14 vitórias consecutivas.