
A conexão de Mathieu Roland-Billecart com Champagne é tão profunda quanto as caves de giz que abrigam as renomadas garrafas de sua família. Criado entre os vinhedos de Mareuil-sur-Aÿ, na região de Champagne, no nordeste da França – especificamente no departamento de Marne –, ele absorveu o terroir da região e o legado da Champagne Billecart-Salmon, a casa dessa bebida fundada por seus ancestrais em 1818.
“Foi aqui que cresci, é aqui que está minha família, é aqui que estão meus amigos de infância”, disse ele. “Champagne é uma parte essencial da minha identidade, e fico feliz por ser um participante ativo da nossa região e de sua cultura.”
Assumindo a gestão da casa da família em 2017, o CEO não conduz apenas uma marca, mas uma tradição de elegância e precisão que cativa apreciadores em todo o mundo.
A Forbes conversou com Roland-Billecart, enquanto ele se preparava para visitar Mônaco para a Cúpula anual do Forbes Travel Guide — a conferência exclusiva onde viagem e luxo se encontram — que começou ontem (26) e vai até 28 de fevereiro. Ele compartilhou sua visão privilegiada sobre a região de Champagne, sua garrafa favorita e o que mais espera desses dias.
O que o sr espera vivenciar nestes dias da Cúpula em Mônaco?
Conhecer novas pessoas da indústria que compartilham os mesmos valores e o mesmo desejo de criar experiências verdadeiramente luxuosas para seus convidados e parceiros.
Por que gosta de visitar Mônaco?
Mônaco é um lugar onde muitos apreciadores do que há de melhor na vida vivem ou viajam para conhecer. Eles sabem o que é o verdadeiro luxo, e temos amigos lá há muitos anos que gostam da Billecart-Salmon por sua qualidade e autenticidade.
Quais são as atrações imperdíveis de Champagne?
Eu diria que um passeio pelos vinhedos é a atração número um. Não faz sentido vir até aqui sem conhecer de onde vêm suas bolhas.
Quais são as melhores atividades pouco conhecidas em Champagne?
A verdadeira atividade de produção de champanhe acontece nas pequenas vilas dentro e ao redor dos vinhedos. Para quem deseja vivenciar o que Champagne realmente é, esse é o lugar para ir. Algumas têm bons restaurantes locais, então definitivamente vale a pena caminhar por elas.
Quais são os restaurantes imperdíveis em Champagne?
Somos muito privilegiados por ter uma das melhores cenas gastronômicas da França, então a lista é longa. Para o melhor dos melhores, você precisa experimentar o L’Assiette Champenoise, Les Crayères, Le Royal Champagne ou Arbane.
Qual é um prato que todos deveriam experimentar em Champagne?
A lagostim do chef Arnaud Lallement no L’Assiette Champenoise, de preferência com uma taça de blanc de blancs vintage.
Além do champanhe, quais outros produtos ou especialidades locais os visitantes deveriam experimentar?
Le jambon de Reims (presunto de Reims) e o biscuit rose (biscoito rosa seco) são algumas das iguarias locais, além de uma variedade de queijos, como o Chaource. Também vale a pena provar vinhos e produtos relacionados ao champanhe, como o Ratafia (vinho fortificado) ou Coteaux Champenois (vinho local tinto ou branco).
Além dos famosos vinhedos, há alguma maravilha natural escondida ou ponto cênico na região?
Champagne abriga uma das maiores florestas da França — o Parc Naturel Régional de la Montagne de Reims — e vale a pena visitar Les Faux de Verzy, onde há árvores de mais de 500 anos com formatos bem incomuns.
Existem experiências culturais especiais ou locais históricos na região?
A Catedral de Reims, onde os reis franceses eram coroados, é uma visita obrigatória para quem gosta de história, assim como a Avenue du Champagne, onde estão sediados alguns dos maiores produtores.
Quais são os melhores souvenirs para levar de Champagne?
Sua garrafa favorita de champanhe, é claro.
Onde é o melhor lugar para fazer compras em Champagne?
Reims é a única cidade da região que oferece uma experiência de compras.
Há alguma vila que você considera especialmente charmosa?
Hautvillers é uma vila muito bonita e conhecida. Mas atenção, pois é muito popular entre os visitantes, então é melhor ir cedo.
Onde encontrar vida noturna em Champagne?
A vida noturna não é o ponto forte da nossa região, mas se você estiver em Reims, recomendo o Le Clos, perto do mercado.
Quais são as melhores formas de explorar os vinhedos e paisagens de Champagne?
Para viver a experiência completa, você realmente precisa de um carro — de preferência com um motorista — porque Champagne é bem espalhada, e muitas das coisas mais bonitas e interessantes estão nas pequenas vilas.
Qual é a melhor época do ano para visitar Champagne?
Tudo está aberto o ano todo, mas é mais quente e bonito entre abril e outubro.
Qual é um erro comum que os viajantes cometem ao visitar Champagne?
Achar que o champanhe é feito principalmente em Reims ou Épernay.
Qual é sua comida favorita para harmonizar com champanhe?
Eu gosto dos clássicos. Você nunca erra ao combinar champanhe com frutos do mar e, claro, caviar.
Quais são algumas combinações inesperadas de comida e champanhe que funcionam bem?
Eu adoro champanhe rosé com uma pizza caseira.
Há safras, produtores ou estilos específicos que deveriam ser procurados?
Historicamente, muita atividade de investimento tem se concentrado em rótulos e notoriedade da marca, em vez da qualidade do vinho, e acho que isso é um erro. Recomendo seguir ou investir no(s) produtor(es) cujo vinho você gosta de beber, em vez de focar em uma safra ou estilo específico. Além disso, só invista em champanhes vintage ou de prestígio e esteja preparado para beber a garrafa — assim, nunca há um verdadeiro prejuízo.
*Jennifer Kester é colaboradora da Forbes EUA e vice-presidente e editora executiva do Forbes Travel Guide, Sua especialidade inclui tudo relacionado a viagens de luxo — gastronomia, cultura, bem-estar e hotéis.