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Para colocar na agenda já: o SPFW acontece de 7 a 10 de abril (N59) e de 14 a 19 de outubro (N60). As datas foram comunicadas à imprensa junto com um lembrete importante: a semana de desfiles que leva São Paulo no nome, mas que reúne uma seleção da produção de moda autoral do Brasil todo, completa 30 anos em 2025. A ForbesLife Fashion, revista da qual esta colunista é diretora-geral, é apoiadora do evento e vai ficar de olho nas passarelas!
Criada por Paulo Borges, a temporada nacional de desfiles foi responsável por organizar, a partir dos anos 1990 e 2000, o calendário de lançamentos de inverno e verão. Todos saem ganhando: as marcas, os fornecedores e também os clientes – apesar de acontecer nos “bastidores”, essa organização de processos, que tem seu ponto alto na apresentação das coleções, vem ajudando a criar uma cultura de moda brasileira.
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O SPFW também é responsável por tomar para si algumas lutas importantes, como a promoção da equidade racial, da diversidade de corpos, identidades e culturas.
O ano é propício para falar do futuro e tudo o que ele nos reserva: de inovação a sustentabilidade. Afinal, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas acontece em novembro em Belém, no Pará. A COP 30 vai reunir de líderes mundiais a representantes da sociedade civil para discutir possíveis ações para combater as mudanças do clima, um tema urgente.
Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países.
Com Antonia Petta e Milene Chaves
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
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