
O que faz um lugar parecer verdadeiramente acolhedor? Seria a calorosa hospitalidade dos moradores locais, o charme de um tesouro escondido esperando para ser descoberto ou a experiência de viagem tranquila que torna a jornada inesquecível? Segundo o Booking.com, é tudo isso e mais.
A empresa divulgou recentemente sua lista anual dos lugares mais acolhedores do mundo. Assim como nos relatórios publicados em 2024, 2023 e 2022, a lista deste ano apresenta destinos incríveis espalhados por vários continentes.
Para 2025, a lista foi dividida em várias categorias, totalizando 35 lugares: as 10 cidades mais acolhedoras do mundo, as 10 regiões mais receptivas e — novidade deste ano — as 10 cidades mais acolhedoras dos EUA e os cinco estados e distritos mais amigáveis do país.
Lugares mais acolhedores: a metodologia
Para classificar os lugares mais acolhedores, o Booking.com analisou mais de 360 milhões de avaliações verificadas de clientes. Os prêmios reconhecem destinos onde os viajantes recebem consistentemente uma hospitalidade excepcional, seja em hotéis boutique, pousadas ou casas de temporada. As classificações são determinadas pela proporção de Traveller Review Awards que os parceiros de acomodação recebem em uma determinada cidade.
Mas os destinos premiados vão além de apenas um lugar para ficar — cada um oferece experiências locais autênticas e um acolhimento caloroso, indo “além das expectativas para oferecer hospitalidade, tornando as experiências de viagem inesquecíveis para os hóspedes”, afirmou Ben Harrell, diretor-geral do Booking.com nos EUA, em um comunicado.
As 10 cidades mais acolhedoras do mundo
No topo da lista das cidades mais acolhedoras do mundo este ano está Sigiriya, no Sri Lanka, conhecida por sua antiga fortaleza de pedra, vilarejos encantadores e parques nacionais repletos de elefantes. “Localizada no coração do ‘Triângulo Cultural’ do Sri Lanka, Sigiriya é um destino imperdível que combina perfeitamente esplendor natural com história profunda”, destaca o Booking.com em seu relatório.

Uma vista do pôr do sol na Sigiriya Lion’s Rock, no Sri Lanka, o lugar mais acolhedor do planeta
Não é fácil chegar a esse destino exótico, situado no interior do Sri Lanka: é necessário voar até o Aeroporto Internacional Bandaranaike, na capital Colombo, e depois enfrentar uma viagem de carro de três horas. No entanto, ao chegar a Sigiriya, a recompensa é real. Da Fortaleza de Pedra de Sigiriya — um Patrimônio Mundial da UNESCO — é possível admirar vistas deslumbrantes do campo antigo. Também há a opção de fazer um safári privado de jipe para observar os icônicos elefantes da região. Além disso, há vilarejos charmosos que vendem tecidos e artesanatos. O Booking.com recomenda a hospedagem no Roo Mansala, que oferece vistas da fortaleza, ou no Back of Beyond, com bangalôs escondidos na floresta.
Cazorla, na Espanha — uma bela cidade andaluza cercada por oliveiras e castelos medievais — ocupa o segundo lugar. Urubici, um aconchegante refúgio nas terras altas montanhosas do Brasil, está em terceiro. Em quarto lugar está Taupo, na Nova Zelândia, um retiro à beira do lago com maravilhas geotérmicas.
Pela primeira vez, uma cidade dos EUA entrou no top cinco: St. Augustine, na Flórida. “Seja mergulhando em histórias centenárias, saboreando a culinária costeira fresca ou relaxando ao longo da costa do Atlântico, St. Augustine tem a combinação perfeita de história, cultura e descanso à beira-mar”, destaca o Booking.com. Confira a lista completa das 10 cidades globais mais acolhedoras.
As 10 regiões vencedoras
A lista do Booking.com também revela as regiões mais acolhedoras do mundo. No topo está Osijek-Baranja, na Croácia, uma área no leste do país conhecida por suas cidades medievais, castelos, aventuras ao ar livre, rica cena culinária e, claro, sua hospitalidade calorosa. Essa região também liderou a lista do Booking.com em 2023.

Um vinhedo em Osijek-Baranja, Croácia, a região mais acolhedora do planeta, de acordo com o Booking.com
Em segundo lugar está Kakheti, na Geórgia, uma região vinícola celebrada por seus vinhedos centenários e paisagens montanhosas dramáticas. Madeira, em Portugal, ocupa o terceiro lugar, conhecida por sua costa acidentada e belos jardins botânicos. Explore a lista completa abaixo.
Os principais lugares nos EUA
Para 2025, o Booking.com também revelou os lugares mais acolhedores dos Estados Unidos, provando que a grande hospitalidade pode ser encontrada bem perto de casa. A lista inclui destinos históricos, cidades praianas pitorescas e locais de aventura ao ar livre que encantam os viajantes.
No topo da lista de cidades americanas está St. Augustine, na Flórida, fundada em 1565. Além de sua história rica, a cidade é conhecida pelo centro com ruas de paralelepídos, o Castillo de San Marcos (uma fortaleza de pedra do século XVII com vista para a Baía de Matanzas) e quilômetros de praias atlânticas intocadas.
Confira as listas completas abaixo:
As cidades mais acolhedoras do mundo em 2025:
- Sigiriya, Sri Lanka
- Cazorla, Espanha
- Urubici, Brasil
- Taupo, Nova Zelândia
- St. Augustine, Flórida
- Orvieto, Itália
- Manizales, Colômbia
- Quedlinburg, Alemanha
- Ko Lanta, Tailândia
- Chester, Reino Unido

Uma vista de Signagi na região de Kakheti, na Geórgia, a segunda região mais acolhedora do mundo
Regiões mais acolhedoras de 2025
- Osijek-Baranja, Croácia
- Kakheti, Geórgia
- Madeira, Portugal
- Misiones, Argentina
- Graubünden, Suíça
- Austrália do Sul, Austrália
- Bretanha, França
- Baixa Califórnia do Sul, México
- Kien Giang, Vietnã
- Drenthe, Países Baixos
Cidades mais acolhedoras dos EUA em 2025
- St. Augustine, Flórida
- Cape May, Nova Jersey
- Newport, Rhode Island
- Joshua Tree, Califórnia
- Sedona, Arizona
- Lahaina, Havaí
- Oakhurst, Califórnia
- Waikoloa, Havaí
- Prescott, Arizona
- Broken Bow, Oklahoma
Estados mais acolhedores de 2025
- Havaí
- Maine
- Washington, D.C.
- Utah
- Idaho