
Poucos países podem se orgulhar de tantas excursões de trem panorâmicas quanto a Suíça, repleta de montanhas. Embora muitos viajantes conheçam o Glacier Express, existem diversos trens menos conhecidos que proporcionam jornadas igualmente memoráveis. Além disso, viajar é fácil e acessível com o uso do Swiss Travel Pass, que permite embarcar e desembarcar em viagens de trem, ônibus e barco. Confira 6 passeios de trem na Suíça que merecem estar na sua lista de desejos.
Rigi Railways, Suíça Central
Ao planejar uma visita à charmosa cidade montanhosa de Rigi (conhecida localmente como “Rainha das Montanhas”), famosa por suas vistas impressionantes sobre os lagos Lucerna, Zug e os Alpes, uma opção é chegar de trem. A subida é feita em um trem a vapor antigo, que foi a primeira ferrovia de montanha da Europa ainda em funcionamento. Em Rigi, é possível experimentar a culinária regional de montanha, relaxar no Rigi Kaltbad Mineral Spa ou praticar esportes de inverno, como esqui e trenó.
Gornergrat, A Excursão Definitiva para Zermatt
Zermatt, vila-resort exclusiva para pedestres, é conhecida por sua beleza natural incomparável, pistas de esqui de classe mundial e proximidade com o icônico Matterhorn. A ferrovia Gornergrat conecta Zermatt ao cume da majestosa montanha Gornergrat. Para uma experiência ainda mais especial, é possível reservar a NostalChic Class do trem, que oferece a forma mais sofisticada de subir até o Gornergrat e admirar a vista do Matterhorn. Realizada uma vez por semana, a jornada inclui um concierge pessoal e assentos com janela para todos, em um vagão atmosférico de 1961.
Brienz Rothorn Railway, no Oberland Bernês
Vivencie a magia das montanhas suíças a bordo do Brienz, um trem a vapor histórico. Operando de junho a outubro, a viagem até o topo do impressionante Rothorn Kulm dura apenas uma hora e proporciona vistas de mais de 600 montanhas. No dia do aniversário, a viagem é gratuita. Para uma experiência local única, é possível reservar o Steam Sausage Train, onde salsichas são cozidas na caldeira do trem durante a subida.
Rochers-de-Naye Cog Railway, Cantão de Vaud
Todos a bordo! Vivencie uma jornada panorâmica inesquecível de quase 2.000 metros até o pico de Rochers-de-Naye a bordo de um trem cremalheira. No topo, é possível contemplar panoramas dos Alpes suíços e franceses — do Eiger ao Mont-Blanc — além do belíssimo Lago Genebra. No alto, encontra-se o jardim botânico La Rambertia, que abriga mais de 800 espécies de plantas montanhesas.

Vista de Domodossola e do Vale de Ossola do trem Vigezzina-Centovalli, Piemonte, Itália
Vigezzina-Centovalli Railway
A ferrovia Vigezzina-Centovalli opera o ano todo e conecta a encantadora cidade suíça de Ticino à Itália. A viagem, repleta de paisagens pitorescas, atravessa mais de 80 pontes e viadutos. Um guia de áudio gratuito está disponível para tornar a jornada mais informativa (uma pequena taxa é cobrada na seção italiana, Domodossola–Camedo). É importante ter os documentos de viagem prontos para a entrada na Itália.
Voralpen-Express
O Voralpen-Express é uma jornada de 2 horas e 15 minutos entre Lucerna e St. Gallen. O trajeto passa por vilarejos pitorescos, colinas ondulantes e pomares exuberantes, além do famoso Viaduto Sitter. De St. Gallen, com seu distrito da abadia reconhecido pela UNESCO, até a beleza encantadora de Lucerna, o Voralpen-Express é uma forma tranquila de explorar a paisagem rural da Suíça.