Lançada em fevereiro de 2010, a Volkswagen Amarok enfim chega à segunda geração. Produzida na África do Sul, será destinada a mercados dos continentes europeu e africano, além de Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia. Por ora, está longe do mercado brasileiro, que receberá uma atualização do modelo atual (que soma mais de 830 mil unidades produzidas) até o próximo ano.
A picape média – do porte de Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e Nissan Frontier – teve o comprimento total esticado para 5,35 metros; no entre-eixos, foi de 3,09 m para 3,27 m, aumentando o espaço sobretudo para os viajantes do banco traseiro. Mais estreia em 3,4 cm, ganhou 1 cm na altura, chegando a 1,88 m. A picape está disponível com cabine simples ou dupla.
Na cabine, o destaque são as duas telas digitais: uma de 8 ou 12 polegadas (dependendo da versão) que adota a função de painel; e outra de 10 ou 12, no formato de tablet, que assume o papel de infoentretenimento. A Volkswagen ressalta ainda 20 novos sistemas de auxílio ao motorista e serviços online.
Há quatro novos motores turbodiesel e um a gasolina para a segunda geração da Amarok, com potências que vão de 150 cv a 302 cv. A transmissão, também inédita, é automática de 10 marchas.
A nova Amarok, e também a nova Ranger, são projetos desenvolvidos conjuntamente entre Volkswagen e Ford para redução de custos e como parte da parceria entre as duas marcas no segmento de veículos comerciais e elétricos.