No passado, a Toyota se uniu à Subaru para construir o GR86 e o BRZ e, mais recentemente, os primeiros SUVs elétricos da marca, enquanto uma colaboração com a BMW deu origem ao Supra e Z4.
Agora, de acordo com um relatório da revista mais vendida do Japão, Best Car, a montadora número 1 do Japão está unindo forças com os especialistas em carros pequenos Suzuki e Daihatsu para construir um carro esportivo compacto.
Leia mais: Mercedes-Benz Vision EQXX: como é guiar carro mais eficiente do mundo
Embora a Toyota ainda possa produzir seus próprios carros esportivos internos, como os recém-lançados GR Yaris e GR Corolla, o consenso é que a colaboração é o caminho a seguir se você for construir um carro esportivo econômico.
Assim, para realizar o objetivo de criar um motor de duas portas viável, a Toyota emprestará sua plataforma GA-B usada no GR Yaris, enquanto a Suzuki doará seu motor a gasolina de 3 cilindros e 1,0 litro turboalimentado para o processo.
No entanto, como a Suzuki instalou seu motor turbo para acionar as rodas dianteiras de seu modelo Swift Turbo, o motor terá que ser alterado para uma configuração de motor central de tração traseira para o novo projeto das 3 empresas para oferecer o melhor manuseio possível.
E enquanto o Swift Turbo gera cerca de 110 cv, espera-se que o novo cupê seja impulsionado para cerca de 150 cv, dando ao carro esportivo leve uma excelente relação potência-peso. Espera-se que o conversor de torque automático de 6 velocidades da Suzuki faça as honras no departamento de transmissão.
O projeto conjunto terá um layout geral de motor central com saliências curtas, linhas elegantes e uma entrada de ar lateral para alimentar o ar no compartimento do motor.
Tal como acontece com todos os carros codesenvolvidos, como o GR86 e o BRZ, que empregam a mesma plataforma, suspensão e trem de força, o único espaço para diferenciação recai sobre o departamento de estética e, claro, algumas pequenas melhorias na suspensão.
Embora possamos esperar que cada montadora adote os mesmos designs básicos de exterior e interior, podemos esperar vê-los ajustar seu estilo para adicionar singularidade e elegância.
Espera-se que esses três cupês cheguem aos showrooms em 2025, com o preço dos carros esportivos ainda sem nome pairando em torno de US$ 20 mil.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022