A chinesa Geely Automobile pretende aumentar a proporção de veículos elétricos em suas vendas totais para 50% em 2023, à medida que acelera sua estratégia de eletrificação em meio ao enfraquecimento da demanda por carros com motores a combustão.
Os veículos elétricos puros e os híbridos plug-in representarão mais de 30% das vendas mensais da Geely no segundo semestre deste ano, disse o presidente-executivo da empresa, Jerry Gan, a repórteres em um evento online hoje (18).
Um em cada cinco veículos da montadora vendidos no primeiro semestre eram totalmente elétricos ou híbridos. As vendas desses veículos aumentaram quase quatro vezes, em comparação com uma queda de 20% em vendas de veículos com motores a combustão, segundo a empresa.
A Geely, a montadora da China de maior destaque global devido aos investimentos do grupo na Volvo Cars e na Mercedes-Benz, registrou uma queda de 35% no lucro líquido do primeiro semestre.
A empresa disse que suas vendas de veículos ficaram abaixo das expectativas da administração, citando restrições sanitárias e escassez de semicondutores.
Esses desafios, juntamente com a intensificação da concorrência e o aumento dos custos de matérias-primas e baterias, devem pressionar as vendas até o final de 2022, disse a empresa.
A Geely registrou um aumento de 29% na receita do semestre encerrado em junho, para 58,18 bilhões de iuans, graças a melhores preços e variedade de produtos que compensaram as quedas nas vendas.
A empresa também está buscando expandir ainda mais as vendas no Sudeste Asiático e na Europa. As exportações aumentaram 64% no semestre e representaram 18% das vendas totais.
A montadora disse anteriormente que suas vendas anuais totais de veículos, incluindo os elétricos Zeekr e Geometry, devem atingir 3,65 milhões de unidades até 2025, sendo mais de 30% de veículos eletrificados.