Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / ForbesMotors / Primeiro elétrico da VW no Brasil, ID.4 vai de SP ao RJ sem recarregar

Primeiro elétrico da VW no Brasil, ID.4 vai de SP ao RJ sem recarregar

SUV é equipado com motor de 204 cv e bateria de 77 kWh, que rende até 522 km de autonomia.

Rodrigo Mora
23/08/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Volkswagen ID.4

Um ID.4 completou o trajeto entre São Paulo e o Rio de Janeiro – mais especificamente saindo da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo rumo ao Porto Maravilha – sem demandar uma recarga em sua bateria de 77 kWh. E mais: oferecia ainda, de acordo com o computador de bordo, 131 quilômetros de autonomia quando estacionou no ponto final de seu destino, 456 km após a partida.

O teste aparentemente banal é relevante quando se fala em carros elétricos, dada a ainda escassa estrutura de recarga no País. Como a Volkswagen venderá o ID.4 no Brasil, é preciso convencer potenciais clientes de que longas distâncias são possíveis com um modelo sem motor a combustão.

Leia mais: Ford corta 3 mil empregos para investir em veículos elétricos

Leia mais: Como a indústria automotiva tenta se eletrificar há 120 anos

Segundo a marca, “as condições de condução na viagem simularam um uso normal. Os sistemas de entretenimento, o DRL e o ar-condicionado funcionavam durante o percurso, assim como os sistemas de assistência de condução, incluindo o controle adaptativo de cruzeiro (ACC), a frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, o sistema de manutenção de faixa, o detector de fadiga do motorista, o detector de ponto cego, além do Head up Display com realidade aumentada”.

Montado sobre a plataforma MEB, dedicada aos automóveis elétricos do Grupo Volkswagen, o ID.4 tem motor de 204 cv e torque de 31 kgfm de torque. Sua bateria pode entregar até 522 km de autonomia (ciclo WLTP) e pode ter 80% de sua energia recuperada em 50 minutos, se espetada em um aparelho DC (100 kW). No ano passado, foi eleito “World Car of The Year”, eleição decidida por um júri de mais de 90 jornalistas internacionais especializados em automóveis de 24 países.

Agenda cheia

Desde 2019 a Volkswagen ensaia eletrificar sua gama de produtos. Começou com o Golf GTE, híbrido que desembarcou por aqui no final daquele ano em um lote único de 99 unidades, cada uma vendida por R$ 199.990.

Dotado de motor 1.4 turbo acoplado a um elétrico, somava 204 cv e 35,7 kgfm de torque e prometia desempenho de esportivo e economia de carro popular. Embora fosse econômico, ágil, versátil, exclusivo e muito prazeroso ao volante, o modelo encalhou e foi parar no departamento de seminovos da locadora Unidas Aluguel de Carros.

No final do ano passado, a Volkswagen começou a exibir os elétricos ID.3 e ID.4, respectivamente um hatch e um SUV. Mas foi o ID.4 que teve mais trabalho, sendo exibido ao público pela primeira vez durante o Salão Paulo Boat Show e agora posto a prova em um teste de autonomia. No mês que vem atuará como carro oficial do Rock in Rio, que tem a Volkswagen como patrocinadora. Enquanto isso o ID.3 descansa.

“No Brasil, o modelo participa de feiras, eventos e encontros com diferentes públicos. A estratégia da Volkswagen é disseminar a eletromobilidade e possibilitar a experimentação dos veículos “verdes”, reforçando a mobilidade sustentável no País, além de se conectar com novos consumidores”, explica a montadora alemã.

Não há data oficial para seu lançamento, já confirmado. Mas é fácil concluir que será o primeiro elétrico da VW por aqui. ID.3 e ID. Buzz, a Kombi elétrica, na sequência.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • ForbesLife

    Met Gala 2025: os Melhores Looks do Tapete Vermelho

Últimas Notícias

  • Foto de um agricultor americano manuseando grãos de soja

    Agricultores dos EUA Dizem Que Brasil Ainda Tem Vantagem no Mercado de Soja da China

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Foto do Samsung Galaxy S25 Edge

    Samsung Lança Smartphone Ultrafino em Disputa com a Apple

  • Elon Musk

    Trégua Tarifária Deixa Bezos, Musk e Zuckerberg US$ 40 Bilhões Mais Ricos

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: um Copom Cauteloso e Desconfortável

  • Varejo Tem Alta de 0,6% em Abril, Aponta Índice Stone

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.