Representantes daquele segmento conhecido no mundo pré-pandêmico como “hatch compacto premium” têm encarado jornada dupla. Além do papel original, composto por funções como prazer ao volante, bom nível de equipamentos, itens tecnológicos importados de categorias superiores e design sofisticado, recebem agora o de carro de entrada.
É o que se passa com o Volkswagen Polo, que apresentou ontem (19) reestilização e reconfiguração de conteúdo. Aos 47 anos de idade – 20 deles de produção nacional –, se torna a porta de entrada da Volkswagen com Up fora de linha e Gol já em clima de despedida.
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Partindo de R$ 82.990, o novo Polo traz motor 1.0 de 77/84 cv (gasolina/etanol) acoplado a um câmbio manual de cinco marchas e entrega como itens de série quatro airbags, alerta de frenagem de emergência, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, assistente de partida em rampas e volante multifuncional entre principais equipamentos.
Equipado com o mesmo motor, porém menos equipado e defasado estética e tecnologicamente, o Gol sai por R$ 76.500.
Na sequência da configuração MPI o Polo vem na versão TSI, que troca o 1.0 aspirado pelo 1.0 turbo, de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque – que era o motor utilizado no finado Up. Alguns itens são adicionados, como painel de instrumentos digital de 8 polegadas e rodas de liga-leve de 15 polegadas. Salta para R$ 92.990.
Vale lembrar que o modelo já era equipado com motor 1.0 turbo, mas com 128 cv e 20 kgfm de torque.
Comfortline (R$ 102.990) e Highline (R$ 109.990) continuam no topo da gama e acrescentam itens como partida por botão, controlador de velocidade, ar-condicionado digital e carregador de smartphones por indução.
Todas as versões trazem de série faróis de LED com luz de condução diurna (também em LED) integrada.
Na apresentação do modelo à imprensa, ficou subentendo que haverá uma versão ainda mais barata do que a MPI, provavelmente batizada de Track. E também um modelo no topo da gama, provavelmente uma repaginação do atual GTS – ambos sem data de estreia anunciada.
Quem é o Polo
Uma verdadeira revolução se passava na Volkswagen nos anos 1970. Modelos que possuíam motor refrigerado a ar, instalado na traseira e conectado às rodas de trás foram substituídos pelo que se entendia mais moderno e que se padronizava ao redor do mundo: motor refrigerado a água, instalado na dianteira e conectado às rodas da frente. Fusca e derivados aos poucos se despediam.
Três carros fundamentais na história da marca protagonizaram essa transformação: Passat (1973), Golf (1974) e Polo (1975), que se perpetuaram ao longo de várias gerações, conquistaram boa parte do mundo e hoje somam milhões de unidades vendidas.
Em outras palavras, o Polo é um dos principais representantes da essência da Volkswagen. Dos três, foi o último a chegar: em 2002, já na quarta geração, oito anos depois do Golf, que por sua vez chegara 20 anos depois do Passat.
Atualmente o modelo está na sexta geração.