A Mitsubishi deu passos significativos nos últimos anos para reconstruir sua credibilidade nos EUA, depois de fracassar no início dos anos 2000. A marca japonesa, que oferece apenas cinco modelos – Outlander, Outlander PHEV, Outlander Sport, Mirage, Mirage G4 e Eclipse Cross –, agora parece bem posicionada para se tornar novamente um player de sucesso no mercado norte-americano.
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Forbes Wheels testou um exemplar de pré-produção do novíssimo Outlander PHEV 2023, na sede da Mitsubishi nos EUA, em Franklin, Tennessee. O Outlander foi o primeiro SUV híbrido do tipo plug-in (PHEV), em 2013, e o primeiro vendido nos EUA, em 2018. Agora, sua terceira geração apresenta o primeiro redesenho completo do modelo em quase nove anos.
I-Fu-Do-Do
O ditado japonês “I-Fu-Do-Do” significa “autêntico e majestoso”, e foi o mantra do projeto para o novo Outlander. Tudo – desde a plataforma até a carroceria, o motor, o chassi e o interior – foi renovado.
O Outlander PHEV recebeu atualizações significativas, incluindo um sistema híbrido de nova geração para aumentar o desempenho e a autonomia, melhoras na tração integral (Super All-Wheel Control, ou S-AWC) para uma condução mais segura e confortável em várias condições meteorológicas, reformulação total do exterior e materiais de qualidade superior na cabine.
Os motoristas podem selecionar entre sete modos de direção, dependendo das condições da superfície da estrada e do estilo de direção. Normal (estradas pavimentadas), Tarmac (condução de desempenho em estradas secas), Gravel (estradas não pavimentadas ou molhadas), Snow (estradas com neve e escorregadias), Mud (estradas lamacentas e neve profunda), Power (aceleração aprimorada) e Eco (economia de combustível).
Segundo a Mitsubishi, o sistema híbrido do Outlander foi amplamente atualizado e revisado para permitir que o veículo opere no modo puramente elétrico (EV) com mais frequência e com maior autonomia. É composto por um motor a gasolina de 2,4 litros e 132 cv, um motor elétrico de 115 cv conectado às rodas dianteiras e outro, de 136 cv, ligado no eixo traseiro. Combinamos os três propulsores somam-se 251 cv e 46 kgfm de torque.
Com um aumento de cerca de 40% na potência dos motores dianteiro e traseiro, o novo Outlander reduz a necessidade de acionar o motor a combustão em vários cenários, como por exemplo ao acelerar para ingressar em uma estrada e na maioria das situações urbanas. A adoção de uma bateria com capacidade total de 20 kWh (acima dos 13,8 kWh do modelo anterior) aumentou o alcance totalmente elétrico para suficientes 60 quilômetros.
A capacidade do tanque de combustível também foi aumentada, entregado ao Outlander um alcance total de 672 km. Dados de consumo indicam 10,6 km/l na cidade, 11,5 km/l na estrada e 11,05 km/l de média.
O carregamento doméstico por meio de um circuito de 240 volts leva seis horas e meia. Já o carregamento rápido (105 amperes ou superior) garante uma carga de 80% em cerca de 38 minutos.
O carro pode até servir como uma fonte de energia de emergência para alimentar pequenos aparelhos, como torradeira, secador de cabelo e cafeteira por meio de tomadas nas segunda e terceira fileiras de bancos.
Estrutura mais leve e forte
O Outlander carrega uma plataforma de nova geração desenvolvida através da aliança corporativa Renault-Nissan-Mitsubishi. Trata-se de uma estrutura que aumenta a rigidez da carroceria na parte dianteira e a rigidez de torção do veículo em relação ao modelo anterior, melhorando a estabilidade.
A redução geral de peso vem por meio de um capô de alumínio e para-lamas dianteiros de plástico, ambos anteriormente feitos de aço. Além disso, aços de ultra resistência foram usados nas principais áreas da carroceria e do chassi, reforçando a proteção contra colisões. Ainda assim sua capacidade de reboque é de 907 kg.
Inúmeras características de segurança também são fruto da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. O novo Outlander está equipado com a avançada tecnologia de assistência ao motorista MI-PILOT, que integra o controle de cruzeiro adaptativo e o assistente de manutenção em faixa, que ajudam o motorista a manter a distância entre os veículos, mantendo-se no centro da pista.
Ele também detecta sinais de limite de velocidade e ajusta automaticamente a velocidade definida de acordo. Com o auxílio do Navi-link, o MI-PILOT utiliza dados de mapa para ajustar automaticamente a velocidade do veículo conforme necessário de acordo com curvas, bifurcações e outras circunstâncias nas vias expressas.
Outros recursos do tipo são mitigação de colisão dianteira, alerta preditivo de colisão traseira e o Emergency Assist for Pedal Misapplication, um sistema que pode detectar se você pisar no pedal errado por acidente.
Interior
O aplicativo Connect permite aos motoristas acesso à assistência de emergência, verificar o alcance da bateria, definir tempos de carregamento e alertas para evitar esquecer de recarregar a bateria e exibe o posicionamento do veículo estacionado em mapas de aplicativos para smartphone. O Mitsubishi Connect também possui uma função de controle parental que envia notificações sobre o status de condução do veículo.
O estilo interno é progressivo ou agressivo, dependendo do ângulo de visão. À primeira vista, de frente, parece um veículo de pouso lunar, com luzes variadas e sugestões de estilo dispostas de maneira um pouco não natural. A cor que você escolhe também desempenha um papel no apelo do front-end, com as mais escuras, como a Black Diamond, trazendo o melhor do design, enquanto tons mais claros parecem menos impressionantes.
Mas o estilo geral, com uma longa linha de teto com spoiler traseiro e painéis laterais profundamente esculpidos, destacados por rodas de 20 polegadas, juntamente com lanternas traseiras bem integradas, tornam o Outlander bonito e robusto.
O interior sugere um preço muito mais alto do que o pedido pelo Outlander PHEV, raramente o caso dos Mitsubishis do passado. O painel de instrumentos esculpido horizontalmente e o acabamento do painel da porta são cobertos com estofamento macio de alta qualidade. Metal e madeira reais e couro semi-anilina são padrão ou opcionais, ampliando ainda mais o requinte da cabine surpreendentemente luxuosa.
Os bancos dianteiros são otimizados para reduzir a fadiga durante a condução de longa distância, enquanto as fileiras dianteira e intermediária oferecem aquecedores de assento. Terceira fileira de bancos é coisa rara em híbridos plug-in, devido aos componentes do sistema de eletrificação. Mas a Mitsubishi integrou tudo bem, criando espaço adicional para uma terceira fila razoavelmente espaçosa. Os bancos da segunda fila rebatem-se no chão com um único movimento, enquanto os bancos da terceira fila rebatem-se sem remover os apoios de cabeça.
Dirigindo o Mitsubishi Outlander PHEV 2023
Impressionante, inesperado e tranquilo. Essas três palavras resumem esse modelo de pré-produção. É impressionante no sentido de que todos os sistemas de segurança e transmissão mencionados acima funcionam perfeitamente para contribuir para a excelente dirigibilidade. O S-AWC é o verdadeiro negócio, pois consegui abrir alguns trechos de estrada como se estivesse dirigindo um Mitsubishi Evo de rali. Um inovador sistema de freio regenerativo (one-pedal) me permitiu não tocar nos freios até estacionar, depois que o teste chegou ao fim.
Inesperado no sentido de que esta era uma marca na corda bamba, que agora ressurgiu como se estivesse perseguindo um recorde de home run na liga de beisebol. Os recursos de luxo e conveniência incluem, de série, um sistema de áudio Bose, acabamento em couro, madeira e metal; um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, uma tela de infoentretenimento e navegação de 9 polegadas e um head-up display – os tipos de equipamentos que você encontra em veículos que custam o dobro do Outlander.
A carroceria e o chassi rígidos, juntamente com o material de amortecimento de som bem colocado, tornam o interior do Outlander quase silencioso. As transições entre o funcionamento do motor a combustão e o do conjunto elétrico são contínuas e relativamente silenciosas. A Mitsubishi realmente fez sua lição de casa sobre o controle geral de ruído, vibração e aspereza.
Nos EUA, o Mitsubishi Outlander PHEV 2023 começa em US$ 39.845 (aproximadamente R$ 210 mil na cotação atual). Embora o modelo esteja confirmado para o Brasil, ainda não há uma data prevista para sua estreia por aqui.