A abertura de capital da Porsche na bolsa de Frankfurt no fim de setembro foi o maior IPO da Alemanha em mais de 25 anos, com a movimentação de € 9,4 bilhões em compra de ações. Para a consultoria Brand Finance, o sucesso na operação foi uma ratificação do valor da empresa.
Neste ano, a Porsche perdeu 2% em valor de marca quando comparado com 2021, mas se manteve em primeiro lugar como a marca de luxo mais valiosa do mundo, de acordo com a Brand Finance. Nos últimos cinco anos a empresa manteve a sua liderança, saindo de um valor de US$ 19,05 bilhões em 2018 para os atuais US$ 33,7 bilhões – uma valorização de 77% no período.
“A nova listagem da Porsche na bolsa de valores demonstra o valor da marca de uma maneira muito visceral, parecida com o spin-off da Ferrari liderada por Sergio Marchionne anos atrás”, diz Alex Haigh, diretor financeiro da consultoria. “Fazia muito sentido extrair o valor escondido dentro do grupo Volkswagen, especialmente quando você tem uma marca de luxo icônica como a Porsche, que é tão valiosa.”
Depois da Porsche, o ranking da Brand Finance é composto por grifes de vestuário e acessórios, com Louis Vuitton e Gucci na segunda e terceira colocações.
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A Louis Vuitton registrou uma valorização de 58% no último ano, para um valor de marca de US$ 23,4 bilhões. De acordo com o relatório da consultoria, a marca de luxo se beneficiou do aumento dos gastos com produtos durante a pandemia, visto que o isolamento social restringiu os gastos com viagens e serviços.
Outro destaque deste ano para a Brand Finance é a Estée Lauder, que entrou para o top dez das marcas de luxo mais valiosas do mundo com seu valor estimado em US$ 7,9 bilhões.
“A Estée Lauder cresceu rapidamente este ano e recentemente se beneficiou de um aumento nas vendas de aeroportos, entre outros canais, devido à recuperação do setor global de viagens”, diz o relatório.
Entre as empresas que perderam valor no último ano, a Ferrari perdeu 13%, saindo de uma avaliação de US$ 9,2 bilhões no ano passado para os atuais US$ 8 bilhões.
A consultoria destaca que a migração para veículos elétricos representa um desafio e uma oportunidade para a marca, “pois [a Ferrari] busca construir seu primeiro veículo totalmente elétrico até 2025 e prevê que os veículos elétricos representem 40% de sua oferta de produtos até 2030”.
Confira o top dez das marcas de luxo mais valiosas do mundo (em US$ bilhões):
- Porsche – 33,7
- Louis Vuitton – 23,4
- Gucci – 18,0
- Chanel – 15,2
- Hermès – 13,5
- Cartier – 12,4
- Dior – 9,0
- Rolex – 8,4
- Ferrari – 8,0
- Estée Lauder – 7,9
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