A Volkswagen quer automatizar de 20% a 30% da produção em sua próxima fábrica de Trinity, perto da sede em Wolfsburg, disse o diretor de produção da fábrica nesta terça-feira.
“A linha de montagem ainda é 90% de trabalho manual”, disse Sebastian Schmickartz num evento em Wolfsburg. “É isso que queremos mudar com a nova fábrica. Estamos olhando para 20% a 30% de automação”.
Leia também: ESG no setor automotivo vai além de carros elétricos; veja exemplos
A fábrica de Trinity, onde a montadora alemã montará um novo sedã elétrico, deve iniciar a produção de pré-série em 2025, com o início oficial da produção em 2026.
A chave para automatizar mais a linha de montagem será mudar para uma estratégia baseada em módulos, disse ele, condensando 50 peças em uma por meio de técnicas como fundição sob pressão para produzir partes dianteiras, traseiras e superiores.
O chefe de produção da marca Volkswagen, Christian Vollmer, disse no início deste ano (2022) esperar que essa estratégia ajude a aumentar a produtividade e manter vantagem no mercado europeu.
A técnica de fundição foi popularizada pela Tesla como uma alternativa ao método mais trabalhoso de montar vários painéis de metal estampados para absorver energia durante um acidente.
Inscreva-se na seleção para a lista Under 30 2022