As memórias de Ayrton Senna na F1 e em especial Interlagos, onde o piloto celebrou duas vitórias icônicas no GP Brasil de 1991 e 1993, acabam de ganhar um novo capítulo. Foi inaugurada ontem na arquibancada do setor A, no autódromo paulistano, a escultura “Nosso Senna”, feita em alumínio polido e facetado com 3,5 m de altura.
Leia mais: Rolex anuncia Jenson Button como novo embaixador
Leia mais: Tradicional sedã de luxo, Quattroporte trocará V8 por elétrico em 2024
Produzida pela artista Lalalli Senna, que é sobrinha do tricampeão mundial de F1, a obra pesa 550 quilos e faz parte das comemorações dos 50 anos de Grandes Prêmios de F1 no Brasil.
A exibição em Interlagos contou com a presença de Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo, além de Alan Adler, promotor do GP São Paulo de Fórmula 1, entre outras autoridades.
“Foram três anos de projeto e é um momento muito especial poder estar aqui em Interlagos e ver de perto a emoção de todos ao olhar a obra pela primeira vez. Essa escultura foi um pedido da minha avó, Dona Neyde, mãe do Ayrton, e ela realmente gostou bastante. A minha sensação é de realização ao poder entregar essa homenagem para todos que puderem vir a Interlagos, já que essa obra é um presente da família aos fãs de Ayrton e uma forma de retribuir o carinho que temos recebido por tantos anos”, diz Lalalli.
Em fevereiro de 2023, a obra “Nosso Senna” será inaugurada ao público e com diversas atrações interativas, tornando a escultura um ponto de encontro ainda mais especial. “A ideia é que este seja um ponto de encontro para os fãs, ampliando o legado e a mensagem de Ayrton Senna para a cidade e para todos”, disse Viviane Senna, irmã de Ayrton e presidente do Instituto Ayrton Senna. “Além de tudo é um grande orgulho ver como a nossa artista da família conseguiu executar esta obra de arte com tanta perfeição”, disse, sobre a filha, Lalalli Senna.
A artista elaborou a obra em alumínio polido e facetado, formando uma “multitude de espelhos” de forma que os visitantes, ao contemplarem Senna, vejam a si mesmas refletidas de volta. A obra certamente vai render muitas “selfies” e fotos dos torcedores que lotam as arquibancadas todos os anos no GP São Paulo de F1.
“O Ayrton era uma figura admirada por muitas pessoas, por ter representado tão bem os aspectos luminosos do Brasil com garra, força e vencendo do jeito certo. A minha ideia é que as pessoas também vejam a si mesmas na imagem dele, como parte desse Brasil luminoso e vencedor, pois ele existe em cada um de nós. Além disso, a figura pública do ‘Ayrton Senna do Brasil’ foi formada com o carinho das pessoas que torceram por ele. E isso está refletido na obra. E o Ayrton, se estivesse aqui, sendo a pessoa que eu conheci, com certeza estaria olhando de volta, e devolvendo o carinho a todos que o deram tanto suporte por todos esses anos, então de alguma forma a obra está aqui fazendo isso por ele também”, completa Lalalli.
Vale lembrar que Interlagos também foi um palco muito especial para toda a carreira de Ayrton Senna, já que foi onde ele começou no kartódromo – que hoje carrega seu nome. “A escultura ‘Nosso Senna’ chega para representar tudo o que ele fez pelo Brasil e com certeza vai emocionar todos que passarem por aqui”, diz Bianca Senna, sobrinha do piloto e CEO de Senna Brands.
Os torcedores com ingresso para o setor A já poderão fazer sua “selfie” no GP São Paulo de F1 2022 a partir de amanhã, quando começam os treinos livres da F1. Depois do evento, o acesso ao complexo do autódromo é liberado e a escultura também poderá ser acessada pelo visitante do Autódromo de Interlagos em dias sem eventos fechados.