O automobilismo brasileiro ganhou uma boa notícia neste sábado. Um dos destaques da temporada 2022 da Fórmula 2, Enzo Fittipaldi foi anunciado em Interlagos como novo piloto contratado da Red Bull. O brasileiro está no Brasil neste final de semana, onde acompanha o Grande Prêmio de São Paulo no Autódromo de Interlagos, e deverá seguir na categoria de acesso no próximo ano.
Leia mais: Escultura de Ayrton Senna é novo “point de selfie” para fãs da F1
Leia mais: Rolex anuncia Jenson Button como novo embaixador
O acordo representa a volta do piloto a uma academia ligada a um time da Fórmula 1. Nos primeiros passos nas categorias de monopostos, Fittipaldi integrou o Ferrari Driver Academy, de onde saiu no início de 2021. Desde então, Enzo passou a defender a Charouz, inicialmente na Fórmula 3, e depois na Fórmula 2.
O piloto, que pela primeira vez disputa a temporada da categoria de acesso integralmente, possui grande desempenho com o time tcheco, tendo conquistado seis pódios no ano, sendo quatro nas corridas principais. Assim, Fittipaldi se coloca na sexta posição do campeonato, somando 126 pontos, apenas nove a menos em relação a Logan Sargeant, o terceiro colocado.
Números e corridas tão fortes chamaram atenção de Helmut Marko, consultor da Red Bull e homem de confiança para indicar os talentos da equipe na F1 – ele foi o responsável pela ascensão de campeões como Sebastian Vettel e Max Verstappen.
“É uma grande honra e um passo muito importante em minha carreira entrar na família Red Bull, que é a atual campeã da F1. Estou pronto para realizarmos um trabalho especial juntos. Estou muito grato por esta oportunidade e queria agradecer a Red Bull, Dr Helmut Marko e Christian Horner pela confiança em mim e no meu trabalho”, diz Enzo Fittipaldi.
Com Enzo Fittipaldi na Red Bull, o Brasil passa a ter no momento oito pilotos contratados de times de F1 ou em academias destas equipes: Pietro Fittipaldi e Felipe Drugovich são reservas na Haas e na Aston Martin, respectivamente. Caio Collet e Matheus Ferreira estão na academia da Alpine, enquanto Roberto Faria e Miguel Costa defendem a Sauber, ligada à Alfa Romeo. Já Rafael Câmara está na academia da Ferrari.
A F2 encerra a temporada 2022 no próximo final de semana, no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi.