O pessoal da General Motors gosta de dizer que a montadora está “no caminho para um futuro totalmente elétrico” ao lançar uma variedade de modelos movidos a bateria. Embora tenha vários EVs chegando este ano, a grande marca Chevrolet está dando um passo de bebê em direção a esse objetivo quando se trata de “carro esportivo da América”.
Mesmo assim, o híbrido Corvette E-Ray traz algumas das atualizações mais dramáticas desde que o Vette “C1” original foi lançado, há 70 anos.
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Posicionado entre o Stingray básico e o Z06 (focado em pistas), o Corvette E-Ray também se torna o primeiro na septuagenária linha a oferecer tração nas quatro rodas. O sistema híbrido de motor único gera 160 cavalos de potência extras em relação ao Stingray e permite que o motorista rode no Modo Stealth – totalmente elétrico e quase silencioso – por até seis quilômetros por vez.
O E-Ray “representa o que este veículo é capaz de fazer”, disse Scott Bell, vice-presidente global da Chevrolet. Na verdade, sugere o que está por vir quando uma versão totalmente elétrica do Corvette chegar ao mercado, por volta de 2025.
O E-Ray tem sido alvo de rumores há vários anos, com membros da equipe do projeto que desenvolveu a atual geração C8 fazendo pouco para esconder o fato de que eles estavam trabalhando em uma versão eletrificada do mais famoso e longevo esportivo da marca. Contudo, precisamente o que eles tinham reservado permaneceu uma questão de intenso debate.
Alguns esperavam que a equipe do C8 apresentasse uma versão híbrida plug-in ou seguisse a arquitetura do Acura NSX, combinando vários motores elétrico a um V6 turbo. No final, a Chevy optou por manter o LT2 Small Block V8 de 6,2 litros do Stingray, emparelhando-o com um único motor elétrico que, pela primeira vez, aplica sua força no eixo dianteiro do carro.
Ao todo, são 664 cv, contra 500 cv do Stingray. Além disso, o motor elétrico do E-Ray oferece até 17,3 kgfm de torque a mais sobre os 65 kgfm do corajoso LT2 V8.
O layout do trem de força “fornece uma confiança em todos os climas que nunca tivemos”, disse Bell durante uma apresentação para um punhado de jornalistas da mídia automotiva, incluindo Forbes Wheels. “Nós o chamamos de canivete suíço” porque ele transforma o que normalmente é um carro esportivo para dias ensolarados “em um veículo para todas as estações”.
O E-Ray adota uma abordagem diferente para a eletrificação em relação aos futuros carros da marca, como os crossovers Equinox e Blazer. Enquanto esses usam a nova tecnologia Ultium, uma plataforma semelhante a um skate, o E-Ray é baseado na mesma plataforma da linha C8 atual e usa baterias projetadas especificamente para uma aplicação híbrida, o que significa que elas precisam carregar e descarregar com muito mais frequência.
“A missão deste carro é performance, performance, performance,” disse Brad Franz, o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do sistema do E-Ray.
A bateria de íon-lítio de 1,9 quilowatt-hora é montada no túnel embaixo da cabine, algo que ajuda a diminuir o centro de gravidade do E-Ray, que ao todo pesa apenas 90 kg a mais do que o Stingray.
Com uma estimativa preliminar de 2,5 segundos na aceleração até os 100 km/h, a Chevrolet garante que o E-Ray é “o Corvette de produção mais rápido da história”. Para colocar isso em perspectiva, o Stingray leva 2,9 segundos até os 100 km/h, enquanto o Z06 (de 670 cv) chegará lá em 2,6 segundos.
O E-Ray será entregue com freios de cerâmica de carbono da Brembo, que mal caberão dentro das rodas de 20 polegadas na frente e 21 na traseira. Uma suspensão de controle magnético com três configurações opcionais também será padrão no Corvette E-Ray.
Modo Stealth
A maneira como o sistema de assistência elétrica funciona depende de qual dos vários modos selecionáveis o motorista escolhe, incluindo Tour, Sport, Track, Weather, My Mode e Z-Mode. Além disso, há uma função Charge+ adicional que acelera o processo de recarga da bateria de íons de lítio.
O Stealth Mode, por sua vez, permite que o E-Ray funcione puramente com elétrons por cerca de 6 quilômetros e com velocidade máxima de 72 km/h. Daí o V8 assume.
Não há dados oficiais de consumo, mas o gerente de marketing da Corvette, Harlan Charles, acredita que o E-Ray supere o Stingray. Uma das razões, explicou ele, é que o sistema eletrificado ampliará o alcance do sistema Active Fuel Management, o que significa permitir que o motor V8 opere com mais frequência no modo de economia, que usa apenas quatro cilindros. O Corvette atual faz 8 km/l, enquanto o Z06 não passa de 6,4 km/l.
Visualmente, o Corvette híbrido é uma mistura de Stingray e Z06. É 9,1 centímetros mais largo que o modelo “base”. Outros detalhes incluem um pacote exclusivo de listras na carroceria, emblemas e apêndices aerodinâmicos em carbono, bem como rodas do mesmo material opcionalmente.
O Chevrolet Corvette E-Ray 2024 será montado na mesma linha que outras versões do ‘Vette na fábrica de Bowling Green, Kentucky (EUA). Os planos prevêem que o híbrido seja lançado ainda este ano, embora os funcionários da GM reconheçam que a escassez de peças em andamento, incluindo chips semicondutores, pode afetar o cronograma.
A versão de entrada, 1LZ, começará em US$ 104.295 (R$ 540 mil); o modelo conversível deverá ficar em US$ 111.295 (R$ 575 mil).