O único Bugatti Chiron Profilée existente no mundo foi arrematado por € 9.792.500 (R$ 48.735.314) e se tornou o carro novo mais caro já leiloado na história de 137 anos do automóvel. O montante ultrapassa com distância os € 5,5 milhões que a RM Sotheby´s estimava arrecadar no leilão realizado na última quarta-feira (1), em Paris.
O recorde anterior pertencia à Ferrari LaFerrari Aperta, leiloada em 2017 por € 8,3 milhões também pela RM Sotheby´s.
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Revelado no Salão de Genebra de 2016 como sucessor do Veyron, o Chiron teve a produção limitada a 500 unidades – 200 delas vendidas antes que o carro começasse a ser fabricado. Dois anos depois surgiu a versão Sport, que mantinha o motor de 8 litros, 16 cilindros, quatro turbos e 1.500 cavalos de potência, porém mais leve, mais dinâmica e distinta esteticamente.
“Desenvolvemos o Chiron Sport para clientes que desejam uma experiência de direção ainda mais esportiva com seu Chiron, com dinâmica lateral aprimorada em estradas sinuosas”, explicou à época do lançamento do super esportivo Stephan Winkelmann, então presidente da Bugatti e atualmente no comando da Lamborghini, ambas marcas do Grupo Volkswagen.
Na sequência surgiu o Chiron Pur Sport, que recebeu pneus especialmente desenvolvidos, chassis, suspensão e transmissão reconfigurados e novo arranjo aerodinâmico.
Quando os clientes da Bugatti sugeriram um modelo menos radical que o Pur Sport – que combinasse seu extraordinário a um rodar mais confortável – a marca então começou a pensar na versão que se tornaria a Profilée.
Ainda mais rápido
Ocorre que esse modelo jamais chegou à linha de montagem.
“Devido à alta demanda pelo Chiron, a fornada de 500 exemplares se esgotou enquanto o Profilée ainda estava em desenvolvimento. Em um movimento incomum para qualquer fabricante, a marca Molsheim finalizou o carro pré-série, apesar de estar ciente de que o restante das unidades pretendidas nunca seria construído”, conta a RM Sotheby´s.
Com acabamento em uma cor chamada Argent Atlantique e desenvolvida exclusivamente para este carro, o Profilée apresenta uma cauda arrebatadora que é totalmente única entre qualquer outro modelo de Chiron. A parte inferior da carroceria tem acabamento em carbono azul exposto, e outros detalhes exclusivos incluem entradas de ar mais largas, uma grade dianteira em forma de ferradura ampliada e um divisor frontal revisado.
O interior apresenta um acabamento que utiliza 2.665 metros de tiras de couro, cada uma aplicada à mão no console central, no painel e nos painéis das portas.
Além de ostentar um interior e um exterior únicos, o Profilée é o Chiron de aceleração mais rápida de todos, graças à sua transmissão de dupla embreagem de sete marchas que recebeu relações de marcha mais curtas. E ao motor com rotação limitada aumentada em 200 rpm, para 6.900 rpm. Resultado: 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos (abaixo dos 2,4 segundos do Chiron “normal”), 0 a 300 km/h em 12,4 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 380 km/h.
Carro novo mais caro já leiloado, o Chiron Profilée ainda fica atrás de outro Bugatti, La Voiture Noire, vendido (e não leiloado) em 2019 por US$ 18,9 milhões.
Recordes muito distantes, contudo, dos € 135 milhões pagos (em um leilão privado realizado em maio do ano passado) por um dos dois Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955 – não apenas o clássico mais caro já leiloado, mas também o carro mais caro de todos já leiloado.