Dois anos após a Ram desbravar o mercado das picapes de luxo no Brasil com a 1500 Rebel, a Ford decidiu importar a F-150 – há 46 anos líder do segmento nos EUA e há 41 o modelo mais vendido do mercado norte-americano.
O atraso em relação à concorrência não ofusca o provável protagonismo que o modelo terá no segmento, que ainda aguarda o lançamento da Chevrolet Silverado, esperado para este ano.
Leia mais: Espaço e potência revelam abismo entre Ram Classic e médias veteranas
Leia mais: Dez carros que vão despertar o mercado brasileiro em 2023
Questionado sobre se a marca lançaria a F-150 no Brasil se não fosse o pioneirismo da Ram, o vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb, garantiu que sim. “Sempre quisemos ter uma oferta ampla de picapes por aqui e agora estamos verificando uma série de consumidores para todo tipo de picape, que é um dos pilares globais da Ford ao lado de SUVs e veículos comerciais”, explicou o executivo.
Além da F-150, a Ford comercializa no Brasil a veterana Ranger e a média-compacta Maverick, que em breve ganhará versão híbrida.
O que você precisa saber sobre a F-150:
- Série F começou em 1948; modelo atual é o da 14ª geração
- Modelo incrementa segmento das picapes grandes, que atualmente contam com Ram 1500 Rebel e Ram 1500 Classic
- Serão duas versões: Lariat e Platinum
- Motor 5.0 V8 de 405 cv e 56,7 kgfm de torque é emprestado do Mustang, como também o câmbio automático de 10 marchas
- Consumo declarado pela fabricante é de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada; como o tanque tem capacidade para 136 litros, autonomia pode chegar a 1.000 quilômetros
- Porte da F-150 é semelhante ao da Rebel 1500: 5,88 metros de comprimento, 2,08 m de largura e 3,69 m de entre-eixos, ante 5,93 m, 2,08 e 3,67 m, respectivamente, da picape da Ram. Só que o modelo da Ford é bem mais leve, com 2.470 kg, enquanto a 1500 Rebel vê na balança 2.610 kg. Vantagem para a Ford também na capacidade de carga, com 728 kg versus 610 kg da rival.
Mas a Ford se distancia mesmo da Ram nos equipamentos. Abertura e fechamento elétrico da caçamba, ajuste elétrico de altura e profundidade do volante, painel digital de 12 polegadas, assistente de manobras evasivas e assistente de reboque e oito modos de condução se destacam.
Preços ainda não foram divulgados, embora a empresa admita que já os tenha definidos. Devem ficar próximos aos da Ram 1500 Rebel, que parte de R$ 456.990.
A Ford abrirá a pré-venda para clientes da marca na próxima terça-feira (14), para só dia 16 liberar a reserva para demais compradores. Promete entregar a picape entre 90 e 120 dias depois.
-
Foto: Divulgação -
Foto: Divulgação -
Foto: Divulgação -
Foto: Divulgação -
Anúncio publicitário -
Foto: Divulgação -
Foto: Divulgação Ford F-150 Lariat
-
Foto: Divulgação -
Foto: Divulgação -
Foto: Divulgação Ford F-150 Platinum
-
Foto: Divulgação Ford F-150 Platinum
-
Foto: Divulgação Espaço na segunda fileira é um dos destaques da F-150
-
Foto: Divulgação Ford F-150 parte de R$ 479.990
-
Foto: Divulgação Versão Platinum é a topo de linha da F-150