As 24 Horas de Le Mans comemoram seu 100º aniversário neste fim de semana com os organizadores da corrida de carros esportivos mais famosa do mundo olhando para um futuro mais verde enquanto homenageiam o passado.
Os ingressos estão esgotados e espera-se uma multidão de mais de 300 mil espectadores, muitos deles viajando para a França de carro, para o evento que se tornou uma espécie de peregrinação anual para os fãs de corrida britânicos desde o sucesso dos ‘Bentley Boys’ nos anos 1920.
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Reduzir essa considerável pegada de carbono é um grande desafio para os organizadores do Automobile Club de l’Ouest (ACO).
Pierre Fillon, presidente da ACO nascido em Le Mans, disse que 10 mil “ingressos verdes” foram vendidos, oferecendo um desconto de 10% para quem chega de carro elétrico ou híbrido, trem, bonde, carona ou bicicleta.
“A maior parte da emissão de carbono das 24 Horas, 70%, vem dos espectadores”, disse ele à Reuters antes da 91ª edição de uma corrida disputada pela primeira vez em 26 e 27 de maio de 1923.
“Queremos realmente incentivar os espectadores a reduzir suas emissões de carbono quando vierem para Le Mans.”
Na pista, os carros usam combustível 100% sustentável, enquanto os pneus para a classe dos hipercarros têm agora 46% de material renovável em sua construção.
O evento apresentará uma nova categoria de hidrogênio em 2026, com carros usando tecnologia de célula de combustível ou motores de combustão movidos a hidrogênio, e todos os hipercarros serão eventualmente movidos a hidrogênio.
“O objetivo é ter toda a categoria de ponta em 2030 com hidrogênio”, disse Fillon, que na quarta-feira inaugurou uma Vila de Hidrogênio e uma exibição de carros movidos pelo gás no circuito de Sarthe.