A Audi do Brasil anunciou nesta quinta-feira (1) o início da pré-venda do e-tron GT, esportivo que chega para ampliar o portfólio de versões da família 100% elétrica da marca. Em condição válida somente até o dia 17 de junho, o modelo é vendido por R$ 699.990 e também estará disponível no programa por assinatura Audi Luxury Signature, com mensalidades a partir de R$ 15.999 no plano de 36 meses.
“O RS e-tron GT revolucionou o mercado de veículos elétricos ao reunir performance superesportiva, dinâmica de condução impecável e elevada eficiência elétrica com muito mais conforto que a concorrência. Após a excelente receptividade no mercado brasileiro, estamos ampliando o portfólio de versões com o novo e-tron GT, que agrega à da atual versão com um viés mais urbano, sem abrir mão da esportividade”, afirma Diego Borghi, Diretor de Vendas da Audi do Brasil.
Leia mais:
- Model Y bate Corolla e Hilux e é o carro mais vendido do mundo
- Stellantis terá três híbridos nacionais e motor a etanol em 2024
- Audi, Porsche e Raízen investirão R$ 24 milhões em eletropostos
Externamente, o e-tron GT destaca sua esportividade com proporções largas, silhueta plana, ampla distância entre-eixos e centro de gravidade baixo. Na dianteira, os faróis full LED Matrix são separados pela grade frontal Singleframe na cor Cinza Heckla. Destaque para as rodas exclusivas de 20 polegadas com detalhes em preto brilhante.
Por dentro, a cabine do Audi e-tron GT proporciona uma atmosfera de monoposto, com posição baixa de assento, painel de instrumentos levemente apontado para o motorista e amplo console central. Os materiais utilizados seguem conceitos sustentáveis: não utilizam couro e possuem alto porcentual de material reciclado feito de garrafas plásticas usadas ou fibras residuais.
Segundo a marca, designers e engenheiros aerodinâmicos trabalharam em colaboração no projeto para entregar ao cupê um coeficiente de arrasto de apenas 0,24. A aerodinâmica é reforçada pelas entradas que direcionam o ar para freios e radiadores, suspensão adaptativa a ar e spoiler traseiro que se estende em vários estágios. Por fim, as aberturas laterais no parachoque dianteiro criam uma cortina de ar em toda a lateral do veículo.
O esportivo possui um propulsor elétrico com potência de 476 cavalos (até 530 cavalos no modo overboost) e 640 Nm de torque que, atuando em sintonia com a tração integral quattro, pode levar o carro aos 100 km/h em apenas 4,1 segundos e à velocidade máxima de 245 km/h.
As baterias de alta tensão situadas sob o assoalho da cabine têm capacidade de carga de 93 kWh (capacidade de carga AC de 22 kW) e proporcionam uma autonomia de 458 a 501 quilômetros, pelo ciclo WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure, na sigla em inglês); ou 308 quilômetros, pela medição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A bateria de alta tensão integra 33 módulos, cada um deles compreendendo 12 células com revestimento externo flexível. As conexões, fusíveis e a principal unidade de controle estão localizados embaixo do console central. A tensão de 800 Volts do sistema permite alta potência contínua e abrevia o tempo de recarga. Além disso, reduz o peso e espaço necessário para a fiação.
As entradas de recarga do gran turismo estão localizadas acima das rodas dianteiras. Os dois lados apresentam conexões para corrente alternada (AC) e também existe uma conexão para corrente direta (DC) do lado direito. O e-tron GT pode carregar com 22 kW AC como padrão, o que permite que ele recarregue uma bateria por completo durante a noite. Em um terminal DC com potência adequada, o gran turismo elétrico atinge um pico de capacidade de carga de até 270 kW. Isto permite que ele recarregue até 100 km em pouco mais de cinco minutos. A carga até 80% demora menos de 22,5 minutos em condições ideais.
Quanto à lista de equipamentos, há faróis Matrix LED com setas dinâmicas, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de ponto cego (Lane Change assistant), aviso de mudança de faixa (Lane Keeping Assist), câmera 360° com Sistema Parking Assist, sistema de som Bang &Olufsen 3D 710W, volante de três raios multifuncional com base reta e regulagem elétrica, teto panorâmico em vidro e bancos esportivos, entre outros itens.
O modelo oferece como opcional as rodas de 20 polegadas com design “Aero” (R$ 5.000,00); Head-up display (R$ 16.000,00); e o Pacote Black Plus (R$ 15.000,00), que acrescenta frisos externos em preto brilhante, Audi rings na cor preta, logotipos na cor preta, capa dos retrovisores na cor preta e grade Singleframe na cor do veículo.
O modelo é fabricado na linha de Böllinger Höfe, localizada na planta de Neckarsulm, Alemanha – produção 100% neutra em carbono. Ao lado do RS e-tron GT quattro, é o primeiro modelo totalmente elétrico fabricado em solo alemão – os Audi e-tron, e-tron Sportack e e-tron S Sportback são fabricados em Bruxelas, na Bélgica.