Apenas três meses após o lançamento global, os novos BMW X5 e BMW X6 já estão à venda no Brasil. Produzidos na fábrica do BMW Group em Spartanburg, nos EUA, a dupla ganhou atualizações no visual, no interior, na tecnologia a bordo e de propulsão.
O novo X5 tem a dianteira moldada pelos novos faróis, que estão 35 milímetros mais finos que os anteriores e cuja luz diurna em LED aponta para fora em formato de seta e faz o papel de indicador de direção, quando acionado.
Leia mais:
- Audi abre pré-venda do esportivo elétrico e-tron GT
- Stellantis terá três híbridos nacionais e motor a etanol em 2024
- BMW iX: como anda elétrico que é ruptura de R$ 800 mil
A grade iluminada, chamada de BMW Iconic Glow, agora é oferecida em todas as versões do SUV. Mudam também as entradas de ar verticais e a inferior, com detalhes decorativos em cromado efeito pérola e aberturas triangulares. Na traseira, as redesenhadas lanternas também ganham novos contornos e formatos de iluminação.
O novo X6 segue a receita adotada no X5, também com faróis mais afilados luzes diurnas em formato de seta. A grade iluminada, que estreou no modelo, segue sendo disponibilizada, exceto no X6 M. O para-choque traseiro também foi redesenhado e agora ostenta novas ponteiras de escapamento em formato trapezoidal.
Por dentro, a dupla passa a ser equipada com o BMW Curved Display. Ele é composto por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. O sistema, que estreou no BMW iX e, aos poucos, vai chegando aos outros modelos do line-up da marca, reduzem significativamente o número de botões em favor do controle digital para inúmeras funções.
Novas motorizações
A motorização híbrida (plug-in) do novo X5 foi totalmente reformulada. Um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cv e um novo motor elétrico de 197 cv se unem para desenvolver 489 cv de potência combinada – um aumento de 96 cv em relação ao modelo anterior – e torque combinado de 71,4 kgfm, acréscimo de 10,2 kgfm sobre o antecessor.
Integrado na transmissão Steptronic Sport de oito marchas, o motor elétrico utiliza um novo sistema pré-engrenagem para melhorar a entrega de torque e contribuir para um desempenho ainda mais esportivo para o modelo. Dados do fabricante apontam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
A quantidade de energia utilizável que pode ser armazenada pela bateria de alta tensão aumentou quase 25% em relação à geração anterior, para 25,7 kWh de capacidade utilizável. O alcance elétrico do novo X5 xDrive50e varia de até 79 km (ciclo PBEV) a 110 km (ciclo WLTP). Dois carregadores de alta potência acompanham o carro: um Flex Charger portátil de até 11 kW e um Wallbox de até 22 kW.
O novo BMW X6 também chega ao Brasil com nova motorização. O propulsor ganhou inovações no processo de combustão, troca de gases, controle de válvulas, sistema de injeção e ignição. Com isso, o seis-cilindros em linha ganhou 47 cv de potência em relação ao modelo anterior, totalizando 381 cv e 53 kgfm de torque. A versão X6 M Competition mantém o 4.4 V8 bi-turbo, de 625 cv e 76,5 kgfm.
Entre os equipamentos disponíveis para ambos os modelos, destaque para a Digital Key Plus, que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição do motor e dispensa a necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para abri-lo e do carregador sem fio para ligar o motor. A tecnologia está disponível para modelos compatíveis da Apple e Samsung.
Há também faróis full LED adaptativos; ar-condicionado com controle digital automático de quatro zonas; sistema que estaciona o veículo para o motorista (Parking Assistant Professional) e o recurso Reversing Assist, que refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo.
Ambos os modelos também são equipados com o Driving Assistant Professional, assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, que informa o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
Confira os preços dos modelos:
X5 xDrive50e X-Line: R$ 709.950
X5 xDrive50e M Sport: R$ 759.950
X6 xDrive40i M Sport: R$ 812.950
X6 M Competition: R$ 1.174.950
-
Foto: divulgação -
Foto: divulgação BMW X5 xDrive50e
-
Foto: divulgação -
Foto: divulgação BMW X5 xDrive50e
-
Anúncio publicitário -
Foto: divulgação BMW X5 xDrive50e
-
Foto: divulgação -
Foto: divulgação -
Foto: divulgação BMW X5 xDrive50e
-
Foto: divulgação -
Foto: divulgação -
Foto: divulgação BMW X5 xDrive50e
-
Foto: divulgação -
Foto: divulgação -
Foto: divulgação -
Foto: divulgação BMW X6 M Competition
-
Foto: divulgação BMW X6 M Competition
-
Foto: divulgação BMW X6 M Competition
-
Foto: divulgação -
Foto: divulgação BMW X6 M Competition