Uma das melhores coisas que a Fiat Chrysler fez há 15 anos, sob o comando do falecido CEO Sergio Marchionne, foi tomar a decisão de destacar a marca Jeep em marketing e desenvolvimento de produtos. Ele e seu grupo de confiança, incluindo o CMO Olivier François, reconheceram que a Jeep era uma joia da coroa, cujo aprimoramento seria a chave para qualquer sucesso que eles teriam ao reinventar a Chrysler Corporation.
Pois chega agora uma das últimas confirmações de que François e Marchionne estavam absolutamente certos: a Jeep manteve o primeiro lugar como a marca mais patriótica da América na pesquisa anual Brand Keys. Pelo 22º ano consecutivo, a fabricante de SUVs – agora propriedade da Stellantis – liderou a pesquisa em que consumidores foram entrevistados sobre quais empresas eles acreditavam que melhor incorporavam o valor do patriotismo.
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Ao mesmo tempo, a Jeep anunciou que sua parceria com a United Service Organizations, que ajuda os militares americanos, foi renovada após 15 anos consecutivos. O anúncio incluiu um desconto extra de curto prazo para militares que comprarem jipes.
O reconhecimento da Brand Keys “é uma prova de nossa apaixonada comunidade Jeep e de todos aqueles que protegem a independência da América”, disse o vice-presidente sênior da Jeep Brand North America, Jim Morrison, em um comunicado à imprensa.
Robert Passikoff, presidente da Brand Keys, disse que “o patriotismo é um dos valores mais poderosos que existem, cruzando linhas políticas, sociais e étnicas. Ressoa 365 dias por ano. Quando se trata de envolver os consumidores, fornece uma base autêntica e crível. O patriotismo oferece uma forte vantagem estratégica. Os consumidores sabem disso. Os consumidores sentem isso”.
Certamente foi com isso que Marchionne e François contaram quando começaram a destacar a Jeep no marketing da Fiat Chrysler, incluindo os tão alardeados comerciais da empresa no Super Bowl, pouco tempo depois que a Fiat iniciou o processo de retirada da Chrysler da falência em 2009, com a ajuda do contribuinte dos EUA.
A Jeep, claro, começou sua ligação com o espírito americano por causa de sua origem como veículo militar durante a Segunda Guerra Mundial. Mais recentemente, as campanhas de marketing icônicas da empresa, algumas apresentando celebridades como Oprah Winfrey e Bill Murray, edificaram a Jeep não apenas como a marca de SUV mais aventureira, robusta e divertida da América, mas também como exemplo e defensora de nossos valores nacionais e, especialmente, da importância dos militares dos EUA.
Winfrey, por exemplo, leu uma “carta” sincera da marca Jeep para servir homens e mulheres de todos os ramos militares durante um comercial do Super Bowl. Outro comercial que se tornou icônico para a Jeep, intitulado “Beautiful Lands”, pegou emprestada a famosa canção folk de Woody Guthrie sobre a América, “This Land Is Your Land”, e exibiu cenas de todo o mundo.
Para determinar seus rankings de 2023, a Brand Keys entrevistou mais de 5.800 consumidores, de 16 a 65 anos, equilibrados por gênero e afiliação política, e avaliou quase 1.200 marcas em 131 categorias B2B e B2C.
*Tenho amplos interesses e experiência como jornalista, cobrindo o setor automotivo, a indústria de bens de consumo, empreendedorismo e outros, bem como política, cultura, mídia e religião. Cobri o negócio de automóveis para o The Wall Street Journal, que indicou a mim e a alguns colegas para o Prêmio Pulitzer por nossa cobertura da General Motors. Também cobri automóveis para Edmunds.com, AutoTrader.com, Automotive News e Advertising Age. Sou um dos principais colaboradores da Chief Executive Magazine, Brandchannel.com, Townhall Magazine, revista New Nutrition Business e Journal, entre outros veículos.
(Traduzido por Rodrigo Mora).