O Volkswagen Virtus acaba de obter a nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que é divido em quatro grupos de avaliação: Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor. A nota geral é definida pelo menor índice entre os grupos.
Os resultados obtidos são válidos para todas as versões do Virtus produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e exportadas para quatro países da América do Sul: Argentina, Equador, Paraguai e Uruguai.
Leia mais:
- Como funciona o banco do Range Rover feito para reduzir a ansiedade
- Por que os carros de hoje duram mais do que os de 50 anos atrás?
- Cinco razões para a Ford importar o Bronco Raptor imediatamente
No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste).
Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.
No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação é realizada com base na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.
No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo.
No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de transito interurbano).
O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de l’Automobile), FIA Foundation, ICRT (International Consumer Research & Testing), e o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
O Latin NCAP tem como objetivo oferecer aos consumidores da América Latina e Caribe as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.
Lançado em 2018, o sedã foi reformulado recentemente, recebendo novo design e iluminação 100% em LED e é o único modelo da linha Volkswagen que possui três opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI.
Desde a versão de entrada, a 170 TSI, o modelo recebe de fábrica o ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) e Start-Stop, seis airbags – sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina -, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR), entre outros.