É difícil conceber, mesmo para as pessoas que estavam por perto quando o rádio AM era rei, que essa já foi a forma dominante de comunicação em massa nos automóveis. Tudo – desde as últimas notícias a novas canções de sucesso, passando por jogos, tráfego local e boletins meteorológicos – sempre foi absorvido por milhões diariamente no rádio AM, que existe há quase 100 anos.
Com o desenvolvimento e a popularidade do FM (frequência modulada), seguido pela eventual aquisição corporativa de todas as rádios, eliminando DJs e notícias locais em favor de uma experiência genérica em seu carro, parecia que o AM (amplitude modulada) estava destinado a desaparecer, tal como o vidro manual e o acendedor de cigarro.
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Tesla, Audi, Porsche, Volvo e outras montadoras abandonaram discretamente o rádio AM de seus novos modelos nos últimos anos, afirmando que seus veículos elétricos geram mais interferência eletromagnética do que os carros a combustão, o que pode interromper a recepção de sinais AM. E se as pessoas quisessem saber o que estava acontecendo em sua vizinhança, poderiam entrar na internet.
Então o governo americano interveio.
Na última semana, os senadores Edward J. Markey (D-Mass.) e Ted Cruz (R-Texas) comemoraram a votação do Comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado para promover a Lei de Rádio AM para Cada Veículo. A legislação bipartidária e bicameral orientaria os reguladores federais a exigir que as montadoras incluíssem transmissão de rádio AM em seus novos veículos sem custo adicional.
Mas não foi porque os senadores queriam ouvir “Disco Duck” e “Car Wash” em baixa frequência. É porque AM é uma das maneiras mais seguras de obter notícias locais em caso de emergência.
“O rádio AM é uma ferramenta de comunicação essencial durante emergências e, por décadas, tem sido uma fonte de notícias, entretenimento, esportes e música para dezenas de milhões de motoristas”, disse o senador Markey.
Especificamente, a lei do rádio AM servirá para:
- Orientar a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) a emitir uma regra que exige que as montadoras mantenham transmissão de rádio AM em seus veículos sem pagamento, taxa ou sobretaxa separado ou adicional, enquanto fornece tempo extra de conformidade para pequenos fabricantes;
- Exigir que qualquer montadora que venda veículos sem acesso a transmissão de rádio AM antes da data efetiva da regulamentação da NHTSA divulgue claramente aos consumidores que o veículo não tem acesso a transmissão de rádio AM;
- Direcionar o Gabinete de Responsabilidade do Governo (GAO) para estudar a importância do rádio AM como tecnologia de comunicação durante emergências.
A introdução da nova lei seguiu uma carta que o senador Markey enviou a 20 das principais montadoras do mundo no ano passado, solicitando que mantivessem o acesso à transmissão de rádio AM em seus veículos. Das 20 montadoras, oito responderam ao senador Markey e compartilharam que haviam removido a transmissão de rádio AM de seus veículos elétricos.
Para a maioria de nós, o rádio AM é como um extintor de incêndio. Você pode nunca usá-lo, mas está feliz por estar lá.