Há exatos três anos a segunda geração do Peugeot 208 foi lançada no Brasil com uma contradição que o importunaria regularmente: o único da categoria equipado com motor elétrico era também o único desprovido de motor 1.0 turbo, meio-termo entre economia e desempenho previamente adotado pelos principais concorrentes.
Veja fotos do 208, que ganha motor turbo para encarar VW Polo:
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Foto: divulgação Versão Style é a intermediária entre as turbinadas
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Foto: divulgação Versão Style é a intermediária entre as turbinadas
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Foto: divulgação Versão Style é a intermediária entre as turbinadas
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Foto: divulgação Interior do Peugeot 208 é o mais sofisticado da categoria
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Foto: divulgação Painel digital está disponível a partir da versão Roadtrip
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Foto: divulgação Hatch importado da Argentina tem acabamento acima da média
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Foto: divulgação Versão Griffe é a topo de linha da gama 208
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Foto: divulgação Versão Griffe traz alerta de colisão e frenagem de emergência
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Foto: divulgação Novo motor é identificado pela plaqueta “Turbo 200”
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Foto: divulgação Motor turbo, de até 130 cv e 200 Nm de torque, veio do Fiat Pulse
Versão Style é a intermediária entre as turbinadas
Descompasso enfim resolvido com as versões Allure Turbo CVT (R$ 99.990), Style Turbo CVT (R$ 109.990) e Griffe Turbo CVT (R$ 114.990), que começam a ser vendidas nesta quinta-feira (14) nas 169 concessionarias da marca.
Mais uma vez a Peugeot recorreu à Fiat para instalar um novo motor em seu hatch, pois tanto a francesa quanto a italiana compõem o conglomerado Stellantis (que ainda abarca Jeep, Ram, Citroën e Abarth no Brasil) e assim se beneficiam do compartilhamento de tecnologias.
No ano passado, o 208 Style tomou emprestado do primo distante Argo seu 1.0 Firefly. Agora, vem do Pulse o tricilíndrico denominado Turbo 200 – o número corresponde aos 200 newton-metro de torque; a potência é de 125 cv quando abastecido com gasolina, mas vai a 130 cv com etanol no tanque.
Transmissão produzida pela japonesa Aisin (predominante no mercado) é do tipo CVT e simula sete marchas. Outras exclusividades das versões sobrealimentadas são a suspensão dianteira reajustada e novas pinças de freio.
No breve contato que Forbes Motors teve com uma unidade do Griffe Turbo CVT, fica evidente que o novo equipamento é uma solução à altura das demais qualidades do hatch. Posição singular ao volante, painel digital futurista, volante de diâmetro reduzido, materiais de qualidade no acabamento interno e multimídia de 10,3 polegadas eram benefícios eclipsados pelo limitado desempenho do motor 1.6. A abordagem premium do 208 agora é acompanhada por motor igualmente moderno.
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Sete versões
As três novas configurações se somam a outras quatro: Like (R$ 75.990) e Style (R$ 86.990) trazem motor 1.0 e câmbio manual, enquanto Active (R$ 97.990) e Roadtrip (R$ 102.990) mantêm o 1.6 casado com câmbio automático.
Principal rival (mundial e historicamente) do 208, o Volkswagen Polo começa com a versão Track, de R$ 86.390, e segue com as opções MPI (R$ 89.990), TSI (R$ 100.990), Comfortline (R$ 110.990), Highline (R$ 117.990) e GTS (R$ 149.990).
Onix e HB20 também estão na mira do 208. O modelo da Hyundai começa em R$ 82.290, com motor 1.0 aspirado, e vai até R$ 120.390 quando equipado com turbo.
O hatch da Chevrolet não tem seus preços divulgados no site da montadora.
Atualmente o 21º carro mais vendido do mercado, o Peugeot soma até agosto 17.967 emplacamentos, ante 62.715 licenciamentos do Chevrolet, 62.412 do Volkswagen e 54.180 do Hyundai, os três primeiros do ranking nacional segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Enquanto isso, Toyota Yaris (25º no ranking e partindo de R$ 97.990) e Honda City (33º e começando em R$ 125.900) seguem sem a tecnologia.