Existem razões físicas óbvias pelas quais homens e mulheres não competem diretamente entre si em muitos desportos. Mas o automobilismo não é um deles. Não há nenhuma diferença anatômica que impeça as mulheres de baterem nos homens ao dirigirem em uma pista. No entanto, nenhuma piloto feminina competiu na Fórmula 1 desde 1992. A More Than Equal espera mudar isso.
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“A More Than Equal foi fundada há cerca de um ano e meio por David Coulthard, ex-piloto de F1. Ele estava interessado em fazer algo para facilitar o ingresso de mulheres e meninas no automobilismo, baseado no fato de que não existe um sistema de detecção precoce no automobilismo para motoristas do sexo feminino e não existe um programa de desenvolvimento para levar meninas com potencial a se desenvolverem como pilotos de automobilismo,” explica Ali Donnelly, CEO da organização.
Karel Komarek, um empresário checo, foi contratado como outro fundador.
“Tivemos muitas iniciativas excelentes no automobilismo e há muitos programas, marcas e equipes que estão fazendo coisas boas, como a F1 Academy. Mas nosso conceito é um pouco diferente, é mais sobre como podemos ajudar as motoristas de alto potencial a avançar no esporte de maneira mais integrada, o que tem sido bastante difícil para as mulheres”, continua Donnelly.
De acordo com o executivo, a More Than Equal não está ligada a um time ou a uma categoria e vê como um dos principais desafios para as mulheres é a reduzida participação: menos de 10% dos competidores em todo o mundo são do sexo feminino. Daí a importância de modelos e visibilidade de alto nível no esporte para iniciantes almejarem.
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“Existem muitos exemplos tangíveis de esportes que tiveram um desempenho muito bom graças ao sucesso feminino. No Reino Unido, a Football Association (entidade que controla o futebol na Inglaterra) tem algumas estatísticas interessantes sobre o crescimento da participação feminina depois que a seleção das mulheres venceu a Euro. Não tivemos modelos femininos suficientes no automobilismo de ponta. A F1 Academy está prestando um grande serviço ao esporte nesse aspecto e esperamos que você comece a ver algumas ligações tangíveis nos próximos anos entre as crescentes taxas de participação e o tipo de perfil que a série está ganhando”, pondera Donnelly.
Um dos trabalhos da More Than Equal é a parceria com a empresa de engenharia Smedley Group, de propriedade de Rob Smedley, ex-engenheiro de dados da Ferrari. Dados como tempos de corrida e resultados são coletados para identificar as meninas que têm potencial. A partir dessas informações a More Than Equal escolhe de 10 a 20 meninas para participar do seu programa e receber treinamento de alto desempenho.
“Acabamos de contratar dois treinadores: Sarah Moore, pilota da W Series, e Jordan King, piloto de Fórmula 2 e IndyCar e piloto de testes de Fórmula 1. Não existia um programa como este no automobilismo para mulheres porque os programas que existiam giravam em torno de uma competição específica”, revela Donnelly.
Uma pesquisa da More Than Equal, publicada em seu relatório “Inside Track”, revelou que muitos entrevistados que entram no esporte não encontram informações suficientes sobre como deveriam treinar ou conselhos suficientes sobre as diferentes categorias, e que estão apenas lutando para conseguir um patrocinador.
Mídia tem papel central
A publicidade nos meios de comunicação será fundamental para transmitir a mensagem de igualdade, avalia Donelly. “Nosso relatório descobriu que fãs do sexo feminino sentiam fortemente que a mídia deveria estar fazendo um trabalho muito melhor na promoção de oportunidades e alardeando o sucesso de uma forma que não se conformasse com equívocos ultrapassados.”
Outros 66% dos entrevistados disseram que a cobertura mediática reforça os estereótipos de gênero e isso dissuade as participantes do sexo feminino. Por isso a importância de uma cobertura consistente, com acesso a modelos femininos na televisão e nas redes sociais, que conte histórias e promova a interação dos indivíduos.
O tênis talvez seja a melhor referência da igualdade esportiva feminina. Embora as mulheres não concorram diretamente com os homens, elas têm recompensas iguais e uma cobertura mediática possivelmente semelhante. “É um bom exemplo porque está indo incrivelmente bem do ponto de vista do perfil e da premiação em dinheiro. Mas isso exigiu muito tempo e uma enorme força de caráter de pessoas como Billie Jean King. Não tivemos esse momento no automobilismo”, avalia o CEO da More Than Equal.
Progressos no automobilismo
Em certas categorias do esporte a motor as mulheres já competem igualmente contra os homens, como na Extreme E e no World Rallycross. “A Extreme E teve a vantagem de ser uma nova série. Quando você começa algo novo, você pode ser pioneiro. É mais desafiador para as séries que já existem há muito tempo”, diz Donnelly.
“Os pilotos que estão avançando já tiveram que lutar muito para chegar lá, dado tudo o que sabemos sobre as barreiras dominadas pelos homens que as mulheres enfrentam no esporte. Mas imagine se eles estivessem em um programa de treinamento desde os dez anos de idade, que fosse pensado para seus corpos e suas idades. É isso que esperamos provar”, complementa o executivo.
A More Than Equal prevê anunciar em maio o primeiro grupo de pilotas selecionadas para seu programa. Inscrições e dados coletados em competições online estão sendo analisados na fase atual. Parceiros no automobilismo e em outras áreas também estão sendo procurados para desenvolver um grupo de investidores e patrocinadores a longo prazo.
Como será o treinamento
A More Than Equal explica que trabalhará com as meninas nas corridas fornecendo relatórios de engenheiros e mecânicos. Haverá preparação física, psicológica e suporte médico. Em seguida virá o apoio da comunidade em torno de conselhos de desenvolvimento de marca pessoal para agentes – ou seja, dicas de como construir sua reputação –, para então acessar um grupo de marcas e investidores interessados.
“Isso não é diferente do que se faz em outros esportes de alto nível. No rugby, por exemplo, você é atendido pela seleção inglesa aos 15 anos, tem acesso imediato a treinadores, aconselhamento nutricional, academia, fisioterapia, apoio psicológico, e usando seus dados eles dizem onde você precisa obter ganhos e onde você precisa parar de focar. Você provavelmente também receberá conselhos sobre direitos de imagem, orientação sobre mídia social e treinamento de mídia”, compara Donelly.
Não haverá gerenciamento individual. “Tenho certeza de que elas terão seu próprio agente ou empresário. Mas precisamos explicar melhor por que é uma boa ideia investir nas mulheres no automobilismo. Precisamos de dados para mostrar às pessoas que esta é uma boa ideia porque lhe dará um retorno comercial. Há uma seção inteira em nosso relatório sobre o que as fãs do sexo feminino, em particular, pensam das marcas que investem em mulheres, e elas as têm em alta conta. O automobilismo não tem sido bom o suficiente para defender esse argumento financeiro. Mas estamos chegando lá”, conclui Donelly.
*É editor do site independente de veículos elétricos WhichEV, com 30 anos de experiência como jornalista de tecnologia. Foi um dos primeiros a experimentar o Nissan Leaf, em 2011. Também é diretor do Mestrado em Jornalismo Interativo da City, a Universidade de Londres, e tem doutorado em filosofia da comunicação.
(Traduzido por Rodrigo Mora).