Gabriel Bortoleto, piloto de 20 anos eleito Forbes Under 30 2023, foi confirmado como novo integrante da Sauber/Audi para a temporada de 2025 da Fórmula 1, e depois de sete anos o Brasil volta a ter um representante na categoria. Ele substituirá Valtteri Bottas e será parceiro de Nico Hulkenberg, que deixará a Haas para integrar a equipe suíça no próximo ano.
As especulações sobre a entrada de Bortoleto no time começaram em julho e ganharam força especialmente após o GP de São Paulo deste ano. No GP da Itália, em setembro, o jovem mostrou na pista o porquê disso: ele bateu um recorde ao vencer a corrida mesmo largando na última colocação, saindo em 22º lugar.
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“Foi a melhor corrida da minha vida e espero que tenha sido um importante marco para o meu futuro”, disse Bortoleto à Forbes após a corrida, que representou a segunda vitória do piloto de 19 anos na principal categoria preliminar da F1 em seu ano de estreia, após o título de campeão da F3 em 2023.
Um piloto vencer as duas categorias preliminares (F3 e F2) em seu primeiro ano é um forte atrativo para as equipes e pode ajudar a garantir vagas – como aconteceu com Charles Leclerc, da Ferrari, e Oscar Piastri, da McLaren – coincidentemente primeiro e segundo colocados no GP da Itália de F1 deste ano.
Além disso, Bortoleto já tinha um bom vínculo com o meio da F1: integra a academia de jovens pilotos da McLaren, tem sua carreira gerenciada pela agência de Fernando Alonso e conta com bons patrocinadores brasileiros, como Porto e Banco BRB.
A própria dona da categoria, Liberty Media, sabe da importância da volta de um piloto brasileiro no grid para seus negócios. Atualmente, o Brasil, com 212 milhões de habitantes, é um dos únicos países do mundo a contar com transmissão em TV aberta, que ainda representa aqui um meio de comunicação com amplo alcance de público. Assim, os bons números de audiência no Brasil ajudam a alavancar o retorno de mídia de centenas de marcas globais atreladas à F1.
O último titular do País foi Felipe Massa na temporada 2017 na Williams e a última participação de um brasileiro no grid foi com Pietro Fittipaldi na Haas nos dois últimos GPs de 2020. Mas, afinal, como Bortoleto trilhou seu caminho para a F1?
O paulista começou a correr de kart aos seis anos, por influência do irmão mais velho, Enzo Bortoleto. Vice-campeão da Stock Light, Enzo abriu mão de sua carreira para que o irmão mais novo pudesse seguir adiante, e hoje trabalha com sua equipe na Stock Car, a KTF Sports, além de outras categorias do automobilismo, como Stock Series e Turismo Nacional.
Gabriel foi campeão sul-americano de kart e com as conquistas por aqui embarcou para a Europa, indo morar na Itália ainda na adolescência. “Este passo foi decisivo, porque foi quando passei a me dedicar 100% do tempo a vida de piloto”, diz Bortoleto, que passou a competir com a elite do kartismo mundial, no WSK (World Series Karting), campeonato que ajudou a revelar nomes como Lewis Hamilton, Max Verstappen, Leclerc e outros tantos talentos da atual F1.
No kart, Bortoleto conseguiu ótimos resultados, como top-10 no Mundial e vice-campeão do WSK Super Masters Series. Com o sucesso, o brasileiro passou para as corridas de fórmula, conseguindo uma vitória logo em seu ano de estreia na F4 Italiana, uma competição que reúne mais de 40 pilotos de 20 nacionalidades diferentes para revelar talentos para os campeonatos preliminares da F1.
O passo seguinte foi na FRECA (Fórmula Regional Europeia), onde Bortoleto novamente venceu e mostrou velocidade suficiente para subir de degrau para a F3, onde aí sim sua carreira passou a chamar atenção das equipes da F1.
Logo em seu primeiro final de semana na preliminar da F1, no Bahrein, Bortoleto conseguiu pole e vitória na corrida principal, com direito a Fernando Alonso, já seu empresário, tirando fotos contentes no pódio para celebrar o momento de seu jovem pupilo.
Com duas vitórias, seis pódios e uma pole position com a equipe Trident, o brasileiro foi campeão e entrou na academia de pilotos da McLaren. O destaque em 2023 rendeu inclusive para Gabriel Bortoleto a nomeação para a lista FORBES UNDER 30.
Para 2024, Bortoleto saltou mais uma vez de categoria e impressionou pela rápida adaptação aos carros mais potentes, correndo nos mesmos circuitos da F1. Em seu ano de estreia, conseguiu duas vitórias, cinco pódios e duas poles, números que o colocam apenas 10,5 pontos distante do líder do campeonato.
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Nesta temporada, o jovem talento de 19 anos Bortoleto homenageou seu grande ídolo, Ayrton Senna, com um desenho no capacete inspirado no legado de 30 anos do piloto. A estreia foi em Ímola, mas o sucesso foi tanto (seja pela repercussão nas redes sociais seja pelo resultado de pole e pódio na Itália) que ele manteve o desenho agora como o seu pessoal para todas as corridas.
“Meu sonho sempre foi chegar na F1 e não apenas estar no grid, mas sim lutar por vitórias e títulos”, diz Bortoleto. O último título do Brasil na categoria foi conquistado justamente pelo ídolo dele, Ayrton Senna, em 1991, com a McLaren.