Um típico dia em um GP de Fórmula 1 é repleto de acontecimentos, dentro e fora das pistas. A sexta-feira em Interlagos começou com a participação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na inauguração da revitalização do mural de Ayrton Senna, executada pelo artista Eduardo Kobra, também presente na cerimônia.
Recém reeleito pelos paulistanos, Nunes destacou a importância do automobilismo no Brasil, enfatizando o carinho e patriotismo inspirados por Ayrton Senna.
Leia também
“O automobilismo aqui na nossa cidade gera emprego e gera renda. A Fórmula 1 é transmitida daqui para 170 países e é uma exposição positiva da cidade. Tivemos no ano passado 1.6 bilhão de movimentação financeira, e este ano nós vamos ultrapassar isso. Temos mais de 10 mil empregos gerados. Então, tanto a Fórmula 1, quanto a Fórmula E, o WEC e a Stock Car, são importantes para o nosso povo, para a nossa população”, acrescentou o prefeito, conhecido por uma gestão de apoio ao esporte a motor.
“A gente até fez muitas coisas em um espaço de tempo curto e vamos continuar fazendo”, declarou o prefeito, mencionando também investimentos de mais de 200 milhões de reais no Autódromo de Interlagos, que se tornou superavitário após reformas. A estrutura foi modernizada, incluindo o novo asfalto e áreas dos boxes, para atender melhor equipes, imprensa e visitantes. Além disso, a prefeitura está investindo na duplicação da ponte de Interlagos e na expansão da marginal, além de construir túneis que interligarão o autódromo com a linha CPTM, melhorando o acesso e a mobilidade.
Paddock adentro
Já no Paddock, a movimentação aumentou entre equipes e pilotos para a primeira atividade de pista, o treino livre 1, realizado às 11h30. A sessão contou com a presença do recém-chegado da Europa, Fernando Alonso, que se recupera de problemas de saúde, frustrando as expectativas de que o brasileiro Felipe Drugovich, piloto reserva, assumisse o volante em sua corrida em casa.
Contudo, o mais rápido no treino que inaugurou o novíssimo asfalto de Interlagos, foi Lando Norris, seguido por George Russel e Oliver Bearman.
Pela tarde, definiu-se o grid de largada da corrida sprint, do sábado. Após uma disputa sem Hamilton e Perez no Q3, o australiano Oscar Piastri foi o mais rápido, ficando com a pole sprint.
Um Forbes Under 30 no grid da F1?
A possível entrada de um brasileiro no grid principal da maior categoria do automobilismo mundial segue movimentando os bastidores GP após GP. Entre rumores sobre um possível acordo de Gabriel Bortoleto com a Audi, o chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, declarou que a equipe inglesa não pretende ser um obstáculo para o atual campeão da F3, caso ele deseje explorar outro caminho rumo à F1.
“No que se refere à McLaren, ela não vai barrar a possibilidade de que Gabriel seja piloto na Fórmula 1. As conversas estão acontecendo, e nós vamos ver o cenário à frente”, declarou o dirigente italiano.
No sábado, acontece a corrida Sprint, às 11h00, e o treino classificatório, às 15h00, com a cobertura do portal digital da Forbes Brasil.
Letícia Datena é jornalista de esportes há dez anos, e atua no setor do automobilismo desde 2016. Já foi correspondente internacional dos canais Fox Sports e cobriu alguns dos campeonatos mais importantes do mundo, como o Rally Dakar, Rally dos Sertões, o WRC (World Rally Championship), Fórmula E e hoje é uma das responsáveis pelo departamento de criação de conteúdo da Stock Car.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.