Qual a parte mais difícil ao montar o currículo?
A FORBES conversou com diversos especialistas no assunto e a resposta mais comum entre eles foi: descobrir o que há de único e especial em você, e qual a melhor maneira de colocar isto no papel.
Veja a seguir 7 dicas para ajuda-lo a descobrir sua singularidade e montar o melhor currículo possível:
-
Se precisar de ajuda profissional, procure por um coach com experiência na sua área Cada profissão tem suas particularidades.
-
Não deixe seu coach escrever o currículo por você Use os conselhos do profissional, mas escreva você mesmo. O gerente de recursos humanos saberá na hora que aquele currículo foi escrito para você por alguém.
-
Trate seu currículo como uma propaganda Esta é a parte mais difícil do processo: descobrir o que o torna único. Qual sua marca pessoal?
-
Escreva um pequeno resumo, de 40 a 50 palavras, com 3 razões pela quais alguém deve contratá-lo Esse resumo deve descrever sua marca pessoal, mais 3 ótimas razões pelas quais o contratante ira querer você em seu time.
-
Anúncio publicitário -
Separe suas conquistas e outras coisas importantes em tópicos Se você trabalhou na mesma empresa por tempo, descreva seu trabalho em uma lista de 4 a 6 realizações.
-
Inclua todos seus prêmios e honras Faça isto mesmo se achar que o contratante não irá conhecer o prêmio que você ganhou ha 10 anos; todos sabem o significado de um prêmio.
-
Adapte seu currículo para a posição que deseja Você deve ter sempre à mão algo que funciona para qualquer empresa, mas é sempre bom personalizar o seu currículo de acordo com o que aquela vaga precisa.
Cada profissão tem suas particularidades.