Se você está em busca de um novo emprego, é bem possível que tenha recebido dezenas de conselhos de seus colegas. Mas não seria mais proveitoso se você pudesse receber essas informações de quem realmente está por trás das contratações?
As 8 dicas que você irá conhecer aqui foram retiradas da 5ª conferência anual Return to Work da iRelauch na Universidade Columbia, em Nova York. O evento reúne mais de 500 profissionais que querem retornar ao mercado de trabalho depois de intervalo longe.
Quer ser contratado o mais rápido possível e não sabe o que está fazendo de errado? Veja 8 maneiras de agilizar esse processo:
-
Se você quer retornar ao mercado de trabalho, não tenha medo de explicar porque saiu Se você tirou algum tempo de folga para criar seus filhos, cuidar de algum parente próximo ou correr atrás de um empreendimento que deu errado, converse sobre o assunto e deixe claro porque não se arrepende disso. São escolhas pessoais que também fazer parte do caminho profissional, e nenhuma empresa deve encarar isso com maus olhos.
-
Se mostre interessado Apesar de ser um clichê, mostrar entusiasmo e interesse durante a entrevista é sempre um diferencial os contratantes querem profissionais apaixonados por aquilo que fazem.
-
Faça as melhores perguntas Todos os especialistas concordam que fazer a pergunta certa pode mudar o rumo de uma entrevista aquelas grandes, complexas a estratégicas são as melhores para estimular a conversa.
-
Planeje seu dia para acomodar a entrevista, e não ao contrário Os contratantes conseguem perceber quando você está encaixando a entrevista entre outras obrigações do dia e não gostam disso. Se planeje apenas para esta situação, para que tudo corra sem pressa e sem estresse.
-
Anúncio publicitário -
Abuse de seu network para chegar às pessoas certas Os gerentes costumam pedir indicações para os outros funcionários antes de abrir a vaga para o resto do mercado. Quanto mais ligações você tiver com a empresa, maiores são as chances de entrar nela. Use seu network para ter certeza que seu currículo irá chegar às mãos certas.
-
Sempre personalize seu currículo Seu currículo deve ser sempre adaptado à vaga que você está se inscrevendo. Procure acrescentar, se possível, as mesmas palavras-chave que o contratante usou ao divulgar o cargo.
-
Foque-se numa lista pequena de potenciais empresas Será muito mais fácil responder rápido e aprender sobre as empresas e suas culturas se você se focar em um pequeno grupo. Crie uma lista de alvos com potencial concreto de contratação.
-
Responda rápido Os contratantes recebem centenas, às vezes milhares de respostas sobre a vaga que estão divulgando. Quanto mais rápido você responder, maiores são as chances de ser visto.
Se você tirou algum tempo de folga para criar seus filhos, cuidar de algum parente próximo ou correr atrás de um empreendimento que deu errado, converse sobre o assunto e deixe claro porque não se arrepende disso. São escolhas pessoais que também fazer parte do caminho profissional, e nenhuma empresa deve encarar isso com maus olhos.