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Início / Fotos / 3 maneiras como as empresas sabotam seu próprio futuro

3 maneiras como as empresas sabotam seu próprio futuro

Regras e política muito rígidas ou manter pessoas negativas no comando minam o engajamento, a satisfação e a lealdade dos funcionários, o que manda os melhores talentos para bem longe

Forbes
15/01/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

Por todo o mundo, as corporações estão cheia de elementos anacrônicos, contraprodutivos e estressantes que faz com que as pessoas percam a vontade de trabalha por lá. Nem mesmo startups conseguem escapar de certas armadilhas.

Regras e política muito rígidas ou manter pessoas negativas no comando minam o engajamento, a satisfação e a lealdade dos funcionários, o que manda os melhores talentos para bem longe.

LEIA MAIS: Como ter funcionários mais engajados na empresa

Veja na galeria de fotos 3 maneiras como as empresas sabotam seu próprio futuro e como contorná-las:

 

  • Algumas companhias têm políticas absurdas. Regras como homens não poderem ter barba ou ser proibido trazer comida de casa são estranhas. Como elas, há outras igualmente incoerentes e ainda mais controladoras. Normas específicas sobre o que fazer em caso de doença e outras emergências pessoais prejudicam a lealdade da equipe. Prender seu funcionário em um momento delicado será algo sempre lembrado de maneira negativa. Dizer a alguém que pode ir ao funeral da irmã, mas não ao da cunhada, provoca na pessoa a sensação de ser apenas uma peça que precisa ser monitorada, e não parte do sucesso da empresa. Companhias progressistas, como a Virgin de Sir Richard Branson, oferecem algo chamado “férias ilimitadas”, nas quais os funcionários têm total controle sobre esse tipo de decisão. A inspiração veio do Netflix.
    Políticas absurdas e regras rígidas

    Algumas companhias têm políticas absurdas. Regras como homens não poderem ter barba ou ser proibido trazer comida de casa são estranhas. Como elas, há outras igualmente incoerentes e ainda mais controladoras. Normas específicas sobre o que fazer em caso de doença e outras emergências pessoais prejudicam a lealdade da equipe. Prender seu funcionário em um momento delicado será algo sempre lembrado de maneira negativa. Dizer a alguém que pode ir ao funeral da irmã, mas não ao da cunhada, provoca na pessoa a sensação de ser apenas uma peça que precisa ser monitorada, e não parte do sucesso da empresa. Companhias progressistas, como a Virgin de Sir Richard Branson, oferecem algo chamado “férias ilimitadas”, nas quais os funcionários têm total controle sobre esse tipo de decisão. A inspiração veio do Netflix.

  • 
Toda empresa tem uma burocracia impede que todos façam seu trabalho de forma mais eficicaz ou que rouba várias horas do dia. Procedimentos complicados e vagarosos fazem as pessoas se sentirem impotentes. Outro método ultrapassado são os feedbacks anuais. Em um mundo cada vez mais veloz, qual o sentido de receber a avaliação sobre o desempenho em um projeto feito em março apenas no final do ano? Como incorporar as melhorias no comportamento dessa forma? As organizações mais inovadoras dão feedback da maneira mais imediata e regular possível.
    Processos complicados

    Toda empresa tem uma burocracia impede que todos façam seu trabalho de forma mais eficicaz ou que rouba várias horas do dia. Procedimentos complicados e vagarosos fazem as pessoas se sentirem impotentes. Outro método ultrapassado são os feedbacks anuais. Em um mundo cada vez mais veloz, qual o sentido de receber a avaliação sobre o desempenho em um projeto feito em março apenas no final do ano? Como incorporar as melhorias no comportamento dessa forma? As organizações mais inovadoras dão feedback da maneira mais imediata e regular possível.

  • É o elemento que tem maior impacto negativo na experiência dos funcionários. Chefes ruins sugam as coisas boas de seu time. Trabalhar para alguém assim é frustrante e irritante. Saber que a empresa não faz nada para mudar a situação é ainda pior. Um líder deve pensar em todas as regras, processos e práticas de sua organização sob a perspectiva do funcionário. Examine-as com cuidado para ter certeza de que não está sendo injusto ou incoerente.
    Líderes negativos

    É o elemento que tem maior impacto negativo na experiência dos funcionários. Chefes ruins sugam as coisas boas de seu time. Trabalhar para alguém assim é frustrante e irritante. Saber que a empresa não faz nada para mudar a situação é ainda pior. Um líder deve pensar em todas as regras, processos e práticas de sua organização sob a perspectiva do funcionário. Examine-as com cuidado para ter certeza de que não está sendo injusto ou incoerente.

    Políticas absurdas e regras rígidas

    Algumas companhias têm políticas absurdas. Regras como homens não poderem ter barba ou ser proibido trazer comida de casa são estranhas. Como elas, há outras igualmente incoerentes e ainda mais controladoras. Normas específicas sobre o que fazer em caso de doença e outras emergências pessoais prejudicam a lealdade da equipe. Prender seu funcionário em um momento delicado será algo sempre lembrado de maneira negativa. Dizer a alguém que pode ir ao funeral da irmã, mas não ao da cunhada, provoca na pessoa a sensação de ser apenas uma peça que precisa ser monitorada, e não parte do sucesso da empresa. Companhias progressistas, como a Virgin de Sir Richard Branson, oferecem algo chamado “férias ilimitadas”, nas quais os funcionários têm total controle sobre esse tipo de decisão. A inspiração veio do Netflix.

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