Não há motivos para que você se sinta envergonhado por não conseguir planejar sua vida financeira sozinho. Existem muitos profissionais no mundo que podem ajudar na administração de suas contas. É claro que você terá de pagá-lo, mas quando o assunto é o seu dinheiro, considere investir em um contador qualificado para te orientar.
VEJA TAMBÉM: 4 planejamentos financeiros que todo jovem deve fazer ao final das férias
Agora, se você já tem consciência de que precisa de uma mãozinha para gerenciar melhor o seu futuro financeiro, mas ainda não encontrou o profissional ideal para ajudá-lo com isso, considere 10 passos fundamentais a serem seguidos antes de definir quem será o seu próximo contador ou consultor financeiro:
-
Descubra exatamente do que você precisa
O primeiro passo para escolher um consultor financeiro para te ajudar é definir qual é o motivo pelo qual você precisa dele na sua vida. Seja porque você quer salvar dinheiro para a aposentadoria, investir em novos negócios ou comprar um imóvel, defina claramente os seus objetivos e, apenas depois disso, comece a busca pelo contador ideal.
-
Busque por recomendações
Antes de decidir quem será o profissional responsável pelas suas finanças, procure pesquisar e peça indicações aos seus colegas de trabalho e conhecidos. Buscas em páginas confiáveis da internet também podem te ajudar nessa escolha.
-
Entreviste alguns candidatos
Antes de escolher quem será o seu contador, faça algumas entrevistas com os candidatos à vaga para descobrir se as ideias e propostas deles são compatíveis com aquilo em que você acredita. Pode até ser que leve mais tempo, mas pense que é o seu futuro que está em jogo.
-
Pergunte sobre os honorários do profissional
Antes de contratar alguém para cuidar de suas finanças, considere perguntar ao contador sobre a disponibilidade do serviço que ele oferece e quanto irá cobrar por isso. Defina com o profissional se o pagamento dele será por comissões anuais ou horas de trabalho.
-
Anúncio publicitário -
Converse sobre os resultados esperados
Se você está prestes a contratar um contador, pergunte como ele pretende alcançar os resultados que você busca e quais referências de mercado serão usadas para gerenciar os seus futuros investimentos.
-
Invista na confiança
É fundamental que você tenha plena confiança no profissional que irá administrar e gerenciar as suas contas. Portanto, garanta que ele é uma pessoal confiável que irá colocar os seus interesses acima dos dele.
-
Cheque as referências
Peça ao seu futuro contador por seis referências diferentes, e cheque pelo menos três delas. Procure ligar para os antigos clientes do profissional e assegurar que ele é um trabalhador honesto e competente.
-
Verifique credenciais
Além dos diplomas, você deve checar as credenciais que habilitam o profissional a ser um contador. Use a internet ou pergunte à especialistas se os documentos que ele possui estão de acordo com o exercício de sua profissão .
-
Verifique as ações judiciais
Atualmente, muitos tribunais já disponibilizam online as listas de ações judiciais do setor financeiro. Sendo assim, procure verificar se o nome do contador que você está considerando contratar aparece na página e descubra como ele lidou com determinado processo jurídico. Isso te ajudará a definir se ele é o profissional ideal para administrar as suas contas.
-
Leia com atenção os termos de contratação
Ao contratar um profissional, você será bombardeado com papéis sobre informações e declarações exigidas por lei. Leia todos esses documentos com cuidado e, se você não entender algum dos termos, pergunte.
Descubra exatamente do que você precisa
O primeiro passo para escolher um consultor financeiro para te ajudar é definir qual é o motivo pelo qual você precisa dele na sua vida. Seja porque você quer salvar dinheiro para a aposentadoria, investir em novos negócios ou comprar um imóvel, defina claramente os seus objetivos e, apenas depois disso, comece a busca pelo contador ideal.