Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Fotos / Mazda ressuscita motor rotativo em carro-conceito RX-Vision

Mazda ressuscita motor rotativo em carro-conceito RX-Vision

Empresa havia desistido do mecanismo inovador em 2012, mas o relançou no Salão do Automóvel de Tóquio

Redação
28/10/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

A montadora japonesa Mazda começou a apostar em carros esportivos com motor rotativo. Com a apresentação do carro-conceito RX-Vision na terça-feira (27), no Salão do Automóvel de Tóquio, a montadora japonesa uniu as duas tendências automotivas.

VEJA TAMBÉM: Testamos o superesportivo Porsche Macan Turbo de quatro portas

“A Mazda espera que, um dia, o RX-Vision se torne realidade”, declarou a empresa em um comunicado à imprensa.

MAIS FOTOS: Um test drive no Rolls-Royce Wraith de quase US$ 400 mil

Veja na galeria de fotos mais informações sobre o carro:

  • Motores rotativos

Motores rotativos foram, por muito tempo, considerados impraticáveis, pois seu design triangular apresentava muitos problemas, como consumo excessivo de gasolina. Apesar disso, a Mazda criou a tecnologia e começou a produzi-la em 1967, no modelo 110S.
 
O motor rotativo, que tem muita potência em um tamanho relativamente pequeno, talvez tenha alcançado o pico de sua popularidade com o carro esportivo RX-7. Ele saiu do portfolio da marca, no entanto, com o fim do esportivo RX-8 em 2012. Poucos pensaram que ele voltaria. Com o RX-Vision, a Mazda indica que o fim da história dos rotativos ainda não foi escrito.

    Motores rotativos

    Motores rotativos foram, por muito tempo, considerados impraticáveis, pois seu design triangular apresentava muitos problemas, como consumo excessivo de gasolina. Apesar disso, a Mazda criou a tecnologia e começou a produzi-la em 1967, no modelo 110S.

    O motor rotativo, que tem muita potência em um tamanho relativamente pequeno, talvez tenha alcançado o pico de sua popularidade com o carro esportivo RX-7. Ele saiu do portfolio da marca, no entanto, com o fim do esportivo RX-8 em 2012. Poucos pensaram que ele voltaria. Com o RX-Vision, a Mazda indica que o fim da história dos rotativos ainda não foi escrito.

  • Carros esportivos

Carros esportivos, especialmente os baratos, não vendem muito bem. O Scion FR-S, por exemplo, foi um fracasso de vendas. Até mesmo o Porsche Cayman não vende muito bem. Para a Mazda dizer que pretende criar outro carro esportivo com motor rotativo é um duplo risco, se considerar o mercado.

    Carros esportivos

    Carros esportivos, especialmente os baratos, não vendem muito bem. O Scion FR-S, por exemplo, foi um fracasso de vendas. Até mesmo o Porsche Cayman não vende muito bem. Para a Mazda dizer que pretende criar outro carro esportivo com motor rotativo é um duplo risco, se considerar o mercado.

  • Imagem da marca

Se o RX-Vision fosse criado para competir com modelos como o Acura NSX e outro supercarro “iniciante”, isso poderia ter reforçar a imagem da marca. Enquanto carros esportivos baratos sofrem, os mais exclusivo são um sucesso.
 
Pense no Audi R8 2008 que ajudou a transformar a Audi de um jogador de nível médio em um líder das vendas de luxo mundiais. Se fizer certo, o RX-Vision pode ter efeito similar para a Mazda, ao reforçar a imagem mais luxuosa que a marca está tentando passar.

    Imagem da marca

    Se o RX-Vision fosse criado para competir com modelos como o Acura NSX e outro supercarro “iniciante”, isso poderia ter reforçar a imagem da marca. Enquanto carros esportivos baratos sofrem, os mais exclusivo são um sucesso.

    Pense no Audi R8 2008 que ajudou a transformar a Audi de um jogador de nível médio em um líder das vendas de luxo mundiais. Se fizer certo, o RX-Vision pode ter efeito similar para a Mazda, ao reforçar a imagem mais luxuosa que a marca está tentando passar.

  • Design característico

Isso é tudo especulação, infelizmente. Tudo o que se sabe até agora é que a Mazda ainda não refinou sua linguagem de design, que deu as características de vários carros, incluindo o CX-3 compacto que todos gostamos.

    Design característico

    Isso é tudo especulação, infelizmente. Tudo o que se sabe até agora é que a Mazda ainda não refinou sua linguagem de design, que deu as características de vários carros, incluindo o CX-3 compacto que todos gostamos.

    Motores rotativos

    Motores rotativos foram, por muito tempo, considerados impraticáveis, pois seu design triangular apresentava muitos problemas, como consumo excessivo de gasolina. Apesar disso, a Mazda criou a tecnologia e começou a produzi-la em 1967, no modelo 110S.

    O motor rotativo, que tem muita potência em um tamanho relativamente pequeno, talvez tenha alcançado o pico de sua popularidade com o carro esportivo RX-7. Ele saiu do portfolio da marca, no entanto, com o fim do esportivo RX-8 em 2012. Poucos pensaram que ele voltaria. Com o RX-Vision, a Mazda indica que o fim da história dos rotativos ainda não foi escrito.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • carro
    • Fotos
    • mazda

    As mais lidas agora

    • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
      Forbes Mulher

      Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

      O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

    Últimas Notícias

    • Magazine Luiza

      Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

    • balanços

      Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

    • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

    • Foto: Scott Olson/Getty Images

      Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

    • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

      Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

    • Jorge Adorno/Reuters

      China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.