Considerada uma das maiores belezas naturais do planeta, o Parque Nacional de Iguaçu, no Estado do Paraná, recebe anualmente um grande número de visitantes de todas as partes do mundo. E não é à toa: Um dos principais cartões postais da América do Sul conta com 275 quedas de água fascinantes, divididas entre o território brasileiro e o argentino, ao norte da província de Misiones.
LIFESTYLE: Viagens para Ásia e África ajudam a proteger elefantes ameaçados
Por ser um dos poucos locais em conservação da Mata Atlântica, o parque conseguiu preservar grande parte de seu visual original, que se estende por cataratas, florestas subtropicais e fauna protegida. Além disso, conta com atrações e cenários capazes de impressionar turistas do mundo inteiro.
FOTOS: Durma a céu aberto em um super-resort ecológico em Bangcoc
A partir de um roteiro selecionado, foram reunidas as melhores opções de passeios, vistas e restaurantes da região, para quem planeja em visitar as belezas do Parque Nacional de Iguaçu algum dia. Veja na galeria de fotos o que fazer na região e o que esperar de suas atrações:
Melhor passeio diurno:
Safari Macuco
O Safari Macuco é feito em botes e, por isso, permite que os visitantes do parque apreciem as Cataratas do Iguaçu de um ângulo especial. O tour dura aproximadamente duas horas e, durante o percurso, o guia faz algumas paradas para fotos.
Safari Macuco
O passeio começa com um percurso de 3 km pelas florestas do Iguaçu, pelo qual os visitantes podem optar pela caminhada ou percorrer o trajeto em pequenos carros elétricos até um deque à beira do rio.
Safari Macuco
Na terceira parte do passeio, os visitantes partem em uma aventura pelas águas do parque até um dos impressionantes saltos que compõem as cataratas, o Salto dos Três Mosqueteiros.
Cruzando a fronteira:
O lado argentino
No lado argentino do parque, é possível ter um visual melhor das cataratas – por ser o local mais próximo da Garganta do Diabo, queda com maior fluxo da região, com cerca de 150 metros de largura e 80 m de largura. Além disso, a região também oferece vista panorâmica ao Salto Bossetti, uma das sete belezas naturais do mundo.
- Anúncio publicitário
Melhor excursão:
Trilha do Poço Preto
Segundo os próprios organizadores do passeio, a Trilha do Poço Preto pode ser definida como um Safari Ecológico. São 9 km que podem ser feitos em caminhada, bicicleta ou carro elétrico. Além disso, a trilha é realizada com guias especializados na fauna e flora do parque.
Melhor atividade em família:
Parque das Aves
Com cerca de 900 animais, o Parque das Aves está dividido em cinco viveiros integrados à floresta do Iguaçu.
Parque das Aves
São cerca de 130 espécies de pássaros vindos de continentes sul americanos.
Parque das Aves
Muitas das aves que hoje vivem no parque chegaram ao local em péssimas condições e precisaram de cuidados especiais, por terem sido capturados por comerciantes ilegais.
Parque das Aves
Um dos viveiros mais visitados do parque é o das Araras Azuis, onde é possível interagir com os pássaros.
Melhor vista:
Voo de helicópitero
Sem dúvida, a melhor maneira de ver o Parque Nacional do Iguaçu é de cima. Para garantir essa vista um dos passeios mais famosos do parque é o voo de helicóptero.
Apesar do trajeto padrão durar apenas 10 minutos, os cenários naturais avistados a bordo de um helicóptero, definitivamente, compensam o curto tempo.
Há ainda a opção de voos mais longos, com 35 minutos de duração, que, além das cataratas, sobrevoam também a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Monumento das Três Fronteiras e o Centro de Foz do Iguaçu.
Melhor arquitetura:
Casa Ecológica de Botellas
Diferente de outros lugares históricos repletos de arquiteturas imponentes e contemporâneas, o Parque Nacional do Iguaçu apresenta um conceito diferente de construção ao apresentar aos visitantes a Casa Ecológica de Botellas.
Casa Ecológica de Botellas
Pouco tradicional, a instalação se diferencia por sua estrutura feita a partir de materiais recicláveis, especialmente garrafas pet e caixas de embalagem longa vida.
Casa Ecológica de Botellas
A casa foi construída por artesãos, como parte de um projeto para aumentar a conscientização ambiental nas escolas da região.
Casa Ecológica de Botellas
Além disso, atualmente, o local serve como uma loja de artesanato local e vinhos.
Melhor atração:
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Uma das principais atrações turísticas do Parque é a Hidrelétrica de itaipu, a segunda maior usina do mundo em funcionamento atualmente.
Usina Hidrelétrica de Itaipu
A maneira mais simples de conhecer a instalação é pela Visita Panorâmica, que inclui um passeio de ônibus pela barragem de 2,5 km da hidrelétrica, e uma parada no mirante.
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Já o Circuito Especial, mais longo, permite que o visitante conheça também o interior da usina e suas turbinas.
Usina Hidrelétrica de Itaipu
A última opção de tour é a Visita Noturna, que acontece somente na sexta-feira e no sábado, e permite aos visitantes verem toda a estrutura da barragem iluminada, com direito à música de fundo.
Melhores restaurantes com vista:
Belmond Hotel das Cataratas
Cercado de paisagens majestosas, o Belmond Hotel traz algumas opções de restaurantes que combinam variedades de influências culinárias e ainda oferece vista panorâmica às Cataratas do Iguaçu.
Belmond Hotel das Cataratas
Entre eles, o restaurante Itaipu de culinária brasileira e internacional e o Bocamora, localizado próximo ao marco das três fronteiras, com um cardápio variado de peixes e carnes argentinas.
Melhor passeio diurno:
Safari Macuco
O Safari Macuco é feito em botes e, por isso, permite que os visitantes do parque apreciem as Cataratas do Iguaçu de um ângulo especial. O tour dura aproximadamente duas horas e, durante o percurso, o guia faz algumas paradas para fotos.