O celular tem se tornado um elemento cada vez mais presente em todos os aspectos da vida – inclusive nos negócios. Com mais aplicativos e ferramentas, os smartphones podem ser importantes aliados profissionais.
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Por outro lado, esta ajuda pode se transformar em empecilho se não for usado da maneira certa. Alguns truques simples de etiqueta podem fazer com que o celular não seja motivo para afastar colegas de trabalho e até perder amigos.
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Veja na galeria de fotos dez maneiras de prejudicar sua relação com amigos e colegas de trabalho por causa do celular:
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Celular tocar em reuniões
Em uma pesquisa feita pela Intel, 60% dos gestores de recursos humanos disseram que o telefone tocar em reuniões é o maior erro que alguém pode cometer com o aparelho.
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Usar redes sociais em reuniões
Dos mais de 200 gestores de recursos humanos que participaram da entrevista, 40% citaram usar o celular para assuntos não relacionados ao trabalho em reuniões como um grande deslize.
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Celular sobre a mesa
A especialista em etiqueta Anna Post, autora da 18a Edição do livro de etiqueta “Emily Post’s Etiquette” (ainda sem versão em português), diz que mesmo manter o celular em cima da mesa de trabalho ou de jantar manda o sinal errado e pode ser distrativo.
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Ignorar contato facial
Em eventos de negócios ou sociais, Anna alerta: “interaja socialmente com as pessoas que estão no ambiente – não em seu dispositivo”. Caso contrário, você parecerá indisponível e desinteressado, um sinal de desrespeito.
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Mandar mensagens durante as refeições
Refeições não são hora de usar o celular, afirma Anna. Aqueles que atendem ligações ou mandam mensagens nesse momento mostram que estão desinteressados em suas companhias.
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Ligações pessoais em público
“Ninguém quer ouvir suas ligações pessoais”, explica Anna, que uma vez teve de ouvir um estranho no aeroporto debater se deveria ou não comprar um gato. Uma boa sugestão é falar mais baixo quando estiver em ambientes com desconhecidos.
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Música sem fone de ouvido
Em qualquer espaço público – um escritório, ônibus ou aeroporto – vídeos ou música sem fones de ouvido são proibidos.
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Vibração distrativa
Anna sugere manter sempre seus dispositivos no modo silencioso em reuniões ou eventos importantes. Algumas vezes, o modo de vibração pode ser pior do que o alto.
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Toques altos e desagradáveis
Toques com volumes muito altos, sons inapropriados ou irritantes, como aqueles que anunciam quem está ligando, são uma ótima maneira de perder amigos e se distanciar de colegas.
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Telas sem filtro
Se você está em público com um laptop ou tablet e não tem um filtro de tela, nunca se sabe quem pode estar olhando sobre os seus ombros.
Celular tocar em reuniões
Em uma pesquisa feita pela Intel, 60% dos gestores de recursos humanos disseram que o telefone tocar em reuniões é o maior erro que alguém pode cometer com o aparelho.