No dia 5 de outubro de 2011, Steve Jobs morreu após uma parada respiratória, em decorrência de um tumor pancreático. A Apple perdia seu grande líder e maior criador, enquanto o mundo dava falta de uma das mentes mais criativas do século. Jobs não revolucionou apenas o meio da computação, como da música, da telecomunicação, entre outros.
MAIS BILIONÁRIOS: 20 maiores bilionários do Brasil
O norte-americano ocupava um lugar privilegiado entre a lista de bilionários de FORBES. Com poder sobre Apple e a recém-comprada Pixar, Jobs era um dos nomes mais poderosos e ricos da tecnologia no mundo. Ao morrer, grande parte de sua fortuna foi atribuída à esposa, a filantropa Laurene Powell Jobs.
VEJA TAMBÉM: Como os bilionários controlam a sua vida
O cofundador da Apple não foi o único. Desde que foi criada, a lista de bilionários de FORBES teve diversas baixas de importantes nomes que revolucionaram vários setores do mercado ou, muitas vezes, o mundo. Como é o caso de Hiroshi Yamauchi, da Nintendo, e Nicolas Hayek, um dos expoentes da relojoaria suíça. No Brasil, homens como o empresário Antonio Ermírio de Moraes e o banqueiro Moise Safra pararam de dar recentemente suas importantes constribuições.
MAIS RANKING: 25 maiores bilionários da América Latina
Veja na galeria de fotos 18 bilionários do Brasil e do mundo que deixaram saudade:
Antônio Ermírio de Moraes
O ex-presidente do Grupo Vototantim faleceu em agosto de 2014 aos 86 anos. Na época, ocupada o 16º lugar na lista de bilionários brasileiros.
Hiroshi Yamauchi
Líder da Nintendo e um dos grandes expoentes da indústria de videogames faleceu em setembro de 2013, aos 85 anos, no Japão.
Roberto Civita
Todo poderoso do Grupo Abril e criador da revista “Veja”, Roberto Civita faleceu em maio de 2013 quanto ocupava o 13º lugar da lista de bilionários de FORBES Brasil.
Fred DeLuca
Cofundador do Subway, o norte-americano faleceu aos 67 anos em setembro deste ano, poucas semanas após sua comemoração de 50 anos da sua rede. DeLuca lutava contra a leucemia há dois anos.
- Anúncio publicitário
Samuel Klein
O fundador das Casas Bahia, faleceu em novembro de 2014 aos 91 anos, em São Paulo, por conta de uma insuficiência respiratória.
Richard Rainwater
O norte-americano faleceu em setembro deste ano, no Texas, aos 71 anos. Integrante da FORBES 400 há muitos anos, ele havia sido diagnosticado com paralisia supranuclear progressiva (PSP), raro distúrbio neurológico.
Norberto Odebrecht
O pernambucano, fundador da Odebrecht, faleceu em julho de 2014 aos 93 anos, quando ocupava a 9ª posição entre os bilionários brasileiros. O neto, Marcelo, assumiu o lugar do avô na lista.
Cayetana Fitz-James Stuart
A aristocrata espanhola faleceu em novembro de 2014 na Espanha. Além de ser a 18ª duquesa de Alba, a bilionária carregava mais de 50 títulos de nobreza – número que a colocou no Livro Guinness de recordes como a mulher com mais títulos deste tipo no mundo.
Moise Safra
Irmão de Joseph Safra, segundo maior bilionário brasileiro, Moise faleceu em junho de 2014 após lutar contra o câncer e enfrentar o mal de Parkinson por anos.
Wallace McCain
“Barão das batatas fritas”, como era conhecido por ter fundado a maior rede do ramo, que levava seu sobrenome, o francês faleceu em maio de 2011 aos 81 anos.
Steve Jobs
O icônico cofundador da Apple faleceu em outubro de 2011, aos 56 anos, após lutar contra um câncer pancreático raro. Ele deixou sua fortuna e participações, que incluiam a Pixar, para sua esposa, Laurene Powell Jobs.
Nicolas G. Hayek
Um dos grandes expoentes da alta relojoaria suíça, Hayek faleceu aos 82 anos em junho de 2010 quando trabalhava em seu escritório, em Bienna.
Michele Ferrero
O então homem mais rico da Itália e proprietário de um império global de chocolates e doces faleceu em fevereiro deste ano aos 89 anos. Seu grupo incluía marcas como Nutella, Ferrero Rocher e Kinder Ovo.
Malcolm Glazer
O norte-americano, morto em maio de 2014, ganhou sua fortuna com o mercado imobiliário, mas sua paixão era o esporte: era dono do Manchester United e do time de futebol americano Tampa Bay Buccaneers.
Edmond Safra
Edmond foi o primeiro a falecer entre os bilionários irmãos Safra. O banqueiro foi morto num incêndio criminoso em seu apartamento em Mônaco em dezmebro de 1999.
Dirce Navarro de Camargo
Então mulher mais rica do Brasil, a viúva do Grupo Camargo Corrêa faleceu em abril de 2013, em sua casa, aos 100 anos.
Johanna Quandt
Matriarca da BMW, Johanna Quandt faleceu em agosto deste ano, na Alemanha, aos 97 anos. Com uma fortuna estimada em US$ 11,9 bilhões, ela era a segunda mulher mais rica do país, atrás apenas de sua filha, Susanne.
Kirk Kerkorian
Um dos maiores visionários de Las Vegas e fundador do cassino MGM Resort morreu em junho deste ano aos 98 anos. Sua fortuna estava estimada em US$ 4 bilhões.
Antônio Ermírio de Moraes
O ex-presidente do Grupo Vototantim faleceu em agosto de 2014 aos 86 anos. Na época, ocupada o 16º lugar na lista de bilionários brasileiros.