Tudo o que falamos é passível de diversas interpretações. Por isso o jargão “não ponha palavras na minha boca” ficou tão conhecido: muitas vezes não é maldade, é apenas um mal entendido. Deslizes verbais ocorrem frequentemente porque dizemos coisas sem o conhecimento das implicações sutis que eles carregam.
A consultoria TalentSmart testou a inteligência emocional de mais de um milhão de pessoas nos Estados Unidos e descobriu que o que falta é saber o que realmente importa para as pessoas na hora de se comunicar com elas. Isso acontece porque as pessoas se concentram no que estão falando que deixam de planejar melhor o diálogo de acordo com as necessidades do outro.
A notícia boa é que para melhorar seu discurso basta ajustes simples que fazem toda diferença e trazem um retorno positivo nas relações com outras pessoas. Veja na galeria de fotos nove das frases que você deve evitar:
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“Você parece cansado.”
Em vez disso diga “Está tudo bem?”. A pessoa não achará que você está sendo rude e, sim, que está preocupado e se sentirá confortável para se abrir e compartilhar um possível problema.
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”Como você perdeu peso!”
Diga apenas “Você parece fantástico”. Não seria uma crítica, mas um elogio.
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”Você era muito bom para ela.”
Quando alguém rompe os laços de uma relação de qualquer tipo, pessoal ou profissional , este comentário implica que ele tem mau gosto e fez uma má escolha. Para fornecer apoio em tom de otimismo fale “Quem perdeu foi ela!”.
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“Você sempre …” ou “Você nunca …”
Você pode dizer “Parece que você fez isso muitas vezes”. Estas frases fazem as pessoas ficarem na defensiva e fechadas para a sua mensagem.
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” Você está ótima para a sua idade.”
Em vez disso dizer : ” Você está ótima “. Usando “para o seu/sua” como qualificador pode parecer condescendente e rude.
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“Como eu disse antes…”
Procure transmitir a mensagem de uma forma clara e mais interessante. Dessa forma, eles vão se lembrar do que você disse.
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”Boa sorte!”
Essa frase implica que a pessoa precisa de sorte para o sucesso. Para diferenciar-se diga: “Eu sei que você tem o necessário para conseguir”.
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”Você é quem sabe..”
Se a pessoa pediu sua opinião, mostre a ela que você se importa com o pedido. Se não tiver uma opinião formada, você pode dizer: ” Eu não tenho uma opinião forte, mas algumas coisas a considerar são … ”
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”Pelo menos, eu nunca…”
Essa é uma maneira agressiva de desviar a atenção de um erro seu para um erro provavelmente irrelevante da outra pessoa. Apenas admita a culpa com um “Sinto muito”.
“Você parece cansado.”
Em vez disso diga “Está tudo bem?”. A pessoa não achará que você está sendo rude e, sim, que está preocupado e se sentirá confortável para se abrir e compartilhar um possível problema.