Quando Johan DeNysschen, presidente da Cadillac, introduziu a nova crossover XT5 2017, ele disse aos jornalistas presentes: “Nós estamos escrevendo o próximo capítulo na história dessa marca de 113 anos de idade, e quando você faz isso você tem que focar em mais do que apenas no placar de vendas.” DeNysschen disse que tornar a marca global era o seu foco principal. O crescimento global da Cadillac foi de 7,5% no ano passado, e ela foi a marca que cresceu mais rápido na China, então seu foco está gerando resultados.
No entanto, as vendas da Cadillac nos Estados Unidos cresceram menos de 3% em 2015, cerca de metade do crescimento de 5,7% no mercado global. A Cadillac cresceu mais do que a BMW (1,9%), mas não tanto quanto a Audi (11,1%), a Mercedes-Benz (4,7%) e a Lexus (10,7%) em 2015. Talvez mais encorajadora tenha sido a média de transição de preço da Cadillac, que foi menor apenas do que a Mercedes-Benz no ano passado e US$ 10.000 mais alta do que a da Lexus. A Cadillac também reduziu os gastos em incentivo e os estoques ao aumentar o lucro dos vendedores em 2015.
VEJA TAMBÉM: Cadillac anuncia modelo com sistema que “conversa” com outros carros
Então, enquanto o lucro está crescendo, as vendas estão enfrentando dificuldades nos Estados Unidos, o que leva a uma das estatísticas mais reveladoras: a crossover de tamanho médio da Cadillac, a SRX, foi o modelo mais vendido da marca em 2015. Com quase 70.000 unidades, foi também o modelo mais vendido de seu segmento, superando os Audi Q5, BMW X3, Lexus NX e Mercedes-Benz GLK em qualquer ponto entre 13.000 e 36.000 unidades. Ao observar os modelos ATS e CTS, cujas vendas foram substancialmente menores no ano passado (10% e 37%, respectivamente), é possível ver que a SRX é, claramente, a única razão do crescimento da Cadillac no ano passado.
Quanta pressão isso coloca na nova XT5, a substituta da Cadillac para a SRX? Para ter sucesso real no mercado norte-americano, uma montadora precisa ter uma SUV atrativa, e quanto mais modelos desses uma marca oferecer, melhor. A Cadillac só oferece dois veículos utilitários para os compradores norte-americanos. A XT5 2017 terá preço inicial menor do que US$ 40.000 (nos Estados Unidos) e preço mais alto em cerca de US$ 65.000, o que a coloca no mercado de luxo.
LEIA: As melhores picapes acima de 50 mil dólares
Veja mais detalhes sobre o carro na galeria de fotos:
Estilo
O estilo familiar da XT5 não deixa dúvidas de que é um Cadillac, ainda que com linhas exteriores mais refinadas e materiais interiores de maior qualidade que a deixam mais atraente visualmente do que o SRX que substitui.
Som
É também uma das SUV mais silenciosas dos últimos tempos, com quase nenhum som de vento ou da rua, apesar de seu enorme teto solar.
Dinâmica de movimentação
Uma estrutura de corpo completamente nova empurrou as rodas na direção dos cantos, o que melhorou a dinâmica de movimentação e aumenta o espaço para as pernas nos bancos traseiros em 8,13 centímetros.
Peso
Paul Spadafora, engenheiro-chefe da XT5, disse que a filosofia da XT5 era “performance eficiente através de redução de massa e tecnologia.” O resultado é uma SUV que pesa 126 kg a menos do que o SRX e 295 kg a menos do que a Mercedes-Benz GLE 350, que tem tamanho similar. A XT5 2017 é ainda mais leve até mesmo do que os menores Audi Q5 e BMW X3. Análises cuidadosas da estrutura do corpo levaram a aço de alta resistência onde era necessário e redução de massa onde não era. Um foco específico nas áreas do chassi permitiram que a Cadillac otimizasse a SUV para redução de som e proteção contra colisão.
- Anúncio publicitário
Suspensão
O chassi mais leve e mais rígido é combinado a uma suspensão dianteira da McPherson e uma suspensão traseira com 5 ligações. Um sistema de amortecedores em tempo real que maximiza a qualidade sem sacrificar a confiança de movimento.
Motor e transmissão
O peso mais leve é combinado aos novos motores e transmissão da XT5. Um V6 3.6 exibe o mesmo deslocamento do motor antigo, mas tecnologia de ligar e desligar, comando de válvulas variável, administração ativa de combustível e desativação de cilindros para contribuir com a eficiência de combustível. O pico é de 310 cavalos de potência e 366 Nm de torque. O motor envia potência através de uma transmissão de oito velocidades com tecnologia de mudança eletrônica e comandos no volante.
Tecnologia
Tecnologia de direção melhorada foi outro objetivo primário da nova XT5. Isso se manifesta em muitos itens esperados, como Apple CarPlay, Android Auto, carregamento de celular sem fio e interface atualizada com tela sensível ao toque.
Espelho retrovisor
Mais inovador do que qualquer uma dessas ferramentas é o que a Cadillac chamou de sistema de câmera no espelho retrovisor. Essa tecnologia foi exibida pela primeira vez no CT6 há alguns meses, e é igualmente impressionante na XT5. Ao utilizar uma câmera traseira para substituir o espelho retrovisor interno, a SRX oferece um aumento de 300% na visibilidade. Distrações típicas da visão traseira, como pilares, descansos para a cabeça e cabeças de passageiros não existem mais, o que permite uma imagem completamente desobstruída. O efeito leva cerca de 60 segundos para que a gente se acostume, depois do que todos os retrovisores convencionais parecem arcaicos.
Modelos
Ferramentas adicionais de alta tecnologia, incluindo heads-up display, frenagem automática dianteira e traseira, assistência de faixa, controle de cruzeiro baseado em radar e estacionamento automático estão disponíveis na Cadillac XT5 2017. Itens de luxo como sistema de navegação, assentos ventilados e luzes de LED também são oferecidos como equipamentos padrão ou opcionais, dependendo do nível de acabamento. Uma XT5 básica com direção nas rodas dianteiras começa em US$ 38.995 (valor nos Estados Unidos) e não inclui nenhum destes itens. O modelo XT5 Luxury começa em US$ 44.893 na forma de direção nas rodas dianteiras e US$ 47.390 para direção nas quatro rodas. O modelo Premium Luxury começa em US$ 51.895 ou US$ 54.390, para direção em duas ou quatro rodas, enquanto o modelo top de linha Platinum vem apenas na forma de direção nas quatro rodas e inclui quase todas as ferramentas de luxo e tecnologia por US$ 62.500.
Estilo
O estilo familiar da XT5 não deixa dúvidas de que é um Cadillac, ainda que com linhas exteriores mais refinadas e materiais interiores de maior qualidade que a deixam mais atraente visualmente do que o SRX que substitui.