10 dicas para aumentar a confiança das mulheres no ambiente de trabalho

“Síndrome do impostor” é algo recorrente que pode atrapalhar carreira profissional

Redação

A “síndrome do impostor”, ou seja, quando a pessoa duvida de si mesmo, é algo que afeta mais as mulheres do que os homens, de acordo com a Dra. Valerie Young, autora do livro “Secret Thoughts of Successful Women” (“Pensamentos Secretos de Mulheres Bem-Sucedidas”, em tradução livre), onde ela oferece dicas para mulheres se libertarem desse sentimento e ganharem seu próprio sucesso.

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Muitas vezes, as mulheres se sentem inseguras com seu comportamento e atitudes dentro da sua companhia. Veja na galeria de fotos 10 dicas para aumentar a confiança, especialmente das mulheres:

  • Redefina o conceito de “competência”

    A competência não está relacionada necessariamente a ter todas as respostas, afirma Young. “Diga a si mesma: eu posso não saber como fazer tudo, mas eu sou inteligente o suficiente para pedir ajuda.”

  • Não espere por permissão

    Se você conseguiu ou foi chamada para uma reunião, você é um membro do encontro. Não espere por permissão para se sentar e participar.

  • Use suas falhas como uma motivação

    Pesquisas mostram que, quando mulheres engenheiras falham em alguma matéria na faculdade, por exemplo, elas costumam sair do curso em vez de refazer a aula. Não seja desmotivada pelas falhas. Use isso para sempre melhorar.

  • Lembre-se: negócios são negócios

    Young afirma que as mulheres tendem a internalizar mais as críticas. Sua companhia é apenas um negócio. Não leve isso de modo pessoal.

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  • Confie nas suas qualidades

    Você tem mais chances de acreditar que enganou as pessoas se você não apreciar as suas habilidades e qualidades. Lembre-se – todos os dias, se necessário – dos seus pontos positivos.

  • Procure por outras mulheres

    As mulheres têm mais chance de se sentirem como impostoras quando trabalham em locais com colegas predominantemente homens porque, por serem minoria, elas tendem a se isolar e duvidar de si mesmas, afirma Young. Portanto, procure por outras mulheres, mentoras ou grupos de profissionais para aumentar seu sentimento de pertencimento.

  • Lembre-se do seu passado

    Para as mulheres que estão em um período ruim e que não se sentem boas o suficiente, Young sugere que elas reflitam sobre suas origens. Seus pais se importavam mais quando você tirava notas baixas do que quando você tirava notas altas? Faça as pazes com seu passado e tente aceitar que a perfeição não existe.

  • Identifique a autossabotagem

    Às vezes, mulheres se preocupam tanto em não falhar que acabam fazendo exatamente o oposto. Elas podem até procrastinar em um projeto porque alguém fez alguma crítica. Identifique como suas dúvidas sobre você mesma se manifestam no seu dia a dia, e busque eliminar esse sentimento.

  • Não se preocupe demais desnecessariamente

    Algumas pessoas podem tentar minimizar suas dúvidas em relação à sua capacidade se tornando viciados em trabalho ou se preparando excessivamente de modo desnecessário, afirma Young. Você não pode pensar demais, e algumas grandes ideias são perdidas quando você se prende demais aos detalhes.

  • Não considere toda reunião um teste

    No geral, as mulheres ainda são julgadas negativamente e são mais criticadas em ambientes de trabalho. No entanto, se você está sempre tentando provar o seu valor e considerar toda reunião um teste de interação, você pode causar uma má impressão. Relaxe e lembre-se da sua capacidade de estar neste cargo.

Redefina o conceito de “competência”

A competência não está relacionada necessariamente a ter todas as respostas, afirma Young. “Diga a si mesma: eu posso não saber como fazer tudo, mas eu sou inteligente o suficiente para pedir ajuda.”

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