Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Geral / “Eu sempre quis ser o cara”, afirma CEO da Bombril

“Eu sempre quis ser o cara”, afirma CEO da Bombril

Conheça o paulista Marcos Scaldelai, que, aos 36 anos, assumiu a presidência da famosa marca

Lucas Teixeira
26/12/2014 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

“Sempre me cobrei muito. Para mim, 99,9% não são 100%.” Essa frase, dita com frequência por Marcos Scaldelai, 37 anos, presidente da Bombril desde setembro de 2013, demonstra a determinação deste jovem paulista de Catanduva (SP), filho de professores, que estudou em escola pública até a oitava série e chegou ao topo de uma das mais tradicionais empresas de produtos de limpeza e higiene pessoal do país. Com uma receita de R$ 1,6 bilhão e 3 mil funcionários, a Bombril avança pelo Brasil com a força de seu jovem presidente, que conquistou o respeito de Ronaldo Sampaio Ferreira, o dono do negócio, e deixou claro durante toda entrevista que jamais entrou em um jogo para perder.

Formado em propaganda e marketing na ESPM e com MBA em gestão de negócios pela USP, Scaldelai é, conforme se define, focado e otimista – daqueles que diante da tempestade preferem sair às ruas para vender guarda-chuvas a permanecer confortavelmente seco e protegido. “Meus planos são baseados nas grandes oportunidades. Tem que jogar o jogo e olhar o potencial de cada cliente e também do mercado”, revela.

Marcos jamais se contenta com pouco. Seu lema é trabalhar na capacidade máxima para bater metas. Talvez isso explique a razão para ele sempre olhar e se aproximar da área de vendas quando atua­va no marketing. “Não dá pra separar uma coisa da outra.”

Sua história teve início na Nielsen, empresa de pesquisa de mercado, onde ele começou atuando como estagiário até ser promovido a analista de marketing e à conta da General Mills. Graças a uma apresentação inspirada, na qual ele se preparou bastante, o então garoto de 21 anos chamou a atenção do cliente e foi convidado a trabalhar lá dois dias depois. Seguiram-se aí dez anos cheios de aprendizado na empresa e passagens inesquecíveis, como a compra da marca Forno de Minas e a construção da grife de sorvetes Häagen-Dazs no país.

De analista de marketing júnior, Scaldelai evoluiu para sênior, pleno e gerente de produto – e trabalhou com cinco presidentes ao longo de uma década. “Nunca pulei degraus e cargos, o que é importante para o processo de aprendizado. Também sempre executei muito, de forma a ser um destaque em relação à entrega de resultados.”

Tanto que no momento em que se preparava para virar diretor, saiu da companhia levado por Fernando Falco, ex-presidente da General Mills, que assumiu o comando do frigorífico Bertin, mais tarde arrematado pelo JBS. Chegou como diretor de marketing de carnes e lácteos. Poucos meses depois, deu uma entrevista falando sobre inovação em lácteos, o que chamou a atenção de Ronaldo Sampaio Ferreira, dono da Bombril, que pediu para um headhunter ligar para Scaldelai, até então um desconhecido, sondando-o para a vaga de diretor de marketing, pesquisa e desenvolvimento.

Diante da chance de implementar um processo completamente novo e diferente e ser reconhecido, Scaldelai não pensou duas vezes. Em janeiro, começou a trabalhar na Bombril, onde encabeçou o projeto de rejuvenescimento da marca e a criação da barulhenta campanha Mulheres Evoluídas. Dois anos depois, assumiu a diretoria comercial da fabricante e, há pouco mais de um ano, chegou à presidência. “O meu grande desafio como presidente é melhorar operacionalmente a empresa e garantir que ela se prepare para o crescimento dos próximos anos”, conta.

A determinação conta pontos a favor. “Eu sempre quis ser o cara. Tudo que recebi como missão sempre desempenhei muito bem, trazendo resultados e o time da empresa do meu lado.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

  • Venda da Skechers Renderá US$ 1,1 Bilhão a Ex-cabeleireiro e Sua Família

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • mães kuntuala

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.